A 4ª edição da Feira Literária Portuense – FLIP tem novidades para 2021. O evento vai lançar o prêmio de Escritor Destaque, e a escolhida da Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, para receber o prêmio, foi a escritora Francisquinha Laranjeira, Imortal e ex-presidente da Academia Palmense de Letras. A abertura oficial da Feira Literária acontecerá na próxima quinta-feira, 5, às 19 horas, na Comsaúde e contará com a presença do prefeito Ronivon Maciel, do escritor e presidente da Academia de Letras e Artes de Porto Nacional - Alaporto, Edvaldo Rodrigues e homenageados.
A 4º Feira Literária portuense será realizada entre os dias 5 e 8 de agosto e é um dos eventos mais importantes do Circuito Turístico e Cultural de Audiovisual de Porto Nacional. A FLIP foi criada em 2017 pela Prefeitura Municipal de Porto Nacional e já faz parte do Calendário Turístico e Cultural do Município. Neste ano está sob a organização da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo - Biblioteca Municipal Eli Brasiliense em conjunto com a Alaporto.
Como Patrono Nacional a 4ª Feira Literária Portuense terá o escritor Bernardo Élis (in memorian), da Academia Brasileira de Letras – ABL. Já como Patrono Regional da FLIP 2021 será o escritor Wátila Misla, da Academia Dianopolina de Letras – ADL. O artista homenageado será o Mestre Bonfim, mestre dos pandeiros de Porto e o Café Literário vai homenagear a escritora e Imortal da Alaporto, Elvanir Matos Gomes, carinhosamente conhecida como Quininha.
Segundo o diretor cultural, da Secretaria da Cultura e do Turismo, Fábio Moreira Barbosa, “a FLIP é um dos 14 eventos do calendário turístico cultural de Porto Nacional 2021, que formam o mosaico das manifestações culturais e da infraestrutura turística do município, apresentadas no circuito com a temática “A importância do registro da memória”, destaca. O diretor lembra ainda que o evento envolve aproximadamente 200 escritores e possui um rico discurso acadêmico, com palestras, apresentações culturais e musicais. O músico João Beckman, natural de Porto Nacional, fará o show de abertura do evento, numa apresentação instrumental de violão.
São colaboradores da Feira Literária, a Universidade Federal do Tocantins – UFT; o Instituto Federal do Tocantins – IFTO; a Universidade Estadual do Tocantins – Unitins; o Centro Universitário Luterano de Palmas – Ulbra; o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto – ITPAC e o Centro Universitário Católica do Tocantins, além de diversas Academias de Letras, editoras e livrarias.
Sobre o Circuito
O 1º Circuito Turístico Cultural de Audiovisual de Porto Nacional acontece desde o dia 09 de julho, com transmissões diárias pelo canal do Youtube da Prefeitura Municipal (https://www.youtube.com/c/prefeituradeportonacional).
Possui até o momento, mais de 200 mil acessos e visualizações, mostrando o que Porto Nacional tem de melhor na cultura e no turismo e história, como seus 283 anos de história do município considerado a capital da cultura do meio norte do Brasil.
O circuito tem como Coordenador Geral, o Diretor da Cultura Fábio Moreira Barbosa, da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de Porto Nacional.