Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho No último fim de semana, alguns estabelecimentos de Araguaína tiveram que ser interditados No último fim de semana, alguns estabelecimentos de Araguaína tiveram que ser interditados

Até agora dezenas de estabelecimentos da cidade já foram visitados pela equipe de Fiscalização Integrada de Araguaína. A principal preocupação tem sido com número de estabelecimentos que não estão cumprindo as medidas de segurança para o controle da covid-19.

No último fim de semana, alguns restaurantes de Araguaína tiveram que ser interditados após a fiscalização constatar que eles estavam funcionando fora do horário limite permitido, funcionários sem máscaras e acima do limite de clientes.

“Esses estabelecimentos já haviam recebido a visita dos fiscais e foram notificados para poder se regularizarem. Como o problema já era reincidente, eles tiveram que ser interditados, já que estavam oferecendo risco de contaminação aos funcionários e aos clientes que frequentam o local”, explicou o diretor do Departamento Municipal de Posturas e Edificações (Demupe), Nicasio Mourão.

Desde o mês de março, 600 notificações foram feitas a bares e restaurantes da cidade por descumprirem as medidas de segurança implantadas pelo município para o controle da pandemia e 5 interdições foram registradas. Atualmente 11 equipes com fiscais do município realizam vistorias diárias, incluindo fiscalizações no centro comercial e nas academias que estão funcionando com restrições.

Interdição

Para voltar a funcionar, o proprietário precisa assinar um termo de ajuste de conduta com o Município e o Ministério Público, podendo responder por crime contra a saúde pública. Todo o trabalho é feito com o apoio da Polícia Militar que acompanha os Fiscais do Município durante as visitas.

“Nós estamos fazendo esse trabalho para garantir a saúde da própria população, o que temos notado é que alguns proprietários ainda insistem em descumprir as regras e precisamos do apoio das pessoas para que a nossa cidade possa enfrentar essa pandemia de forma segura”, destacou a capitã da Polícia Militar, Lara Rosanie Moraes.

O decreto

Além do uso obrigatório de máscaras, o decreto 234 limita o horário de funcionamento dos bares e restaurantes. De domingo a quinta, bares e restaurantes podem funcionar somente até as 22 horas; sexta e sábado os proprietários precisam fechar as portas às 23 horas.