Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Mirtes Aguiar

A Prefeitura de Lajeado liberou com restrições algumas das trilhas de caminhadas em áreas naturais do município. A autorização de condução e visitação depende do cumprimento de exigências contidas no Plano de Retomada do Ecoturismo. A medida foi divulgada no novo decreto que está disponível no Diário Oficial.

No documento de retomada consta que medidas básicas devem ser adotadas em todas as empresas que apresentarem interesse em realizar as visitações. Cada estabelecimento deve desenvolver seu protocolo operacional de execução da atividade turística e apresentar à Secretaria Municipal de Turismo de Lajeado, que com o apoio do COE, irá analisar o documento.

Além disso, os responsáveis pelo estabelecimento devem comprometer-se de ofício, a exercer o comportamento necessário para diminuir os riscos de contaminação do novo coronavírus causador da pandemia covid-19. As instituições devem implantar os seguintes protocolos a serem seguidos por turistas e colaboradores em geral:

Higienização correta

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar álcool 70% em gel ou líquido;

Uso de máscaras faciais

Clientes, colaboradores, prestadores de serviço e turistas devem usar máscaras de acordo com as exigências para espaços públicos contidas nas normas vigentes;

Etiqueta respiratória

Ao tossir ou espirrar, amparar com o antebraço ou usar lenço de papel, o qual deve ser imediatamente descartado em local específico do lixo infectado, é de responsabilidade do empreendedor levar os resíduos até a Unidade de Saúde Dona Felisbela.

Conduta social

Manter o distanciamento social de no mínimo 02 metros, alterar a frequência e a forma de contato entre os trabalhadores e clientes; evitar o contato próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas;

Os protocolos específicos para atrativos em áreas naturais podem ser conferidos no Plano de Retomada do Ecoturismo de Lajeado disponível na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo.