Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O PAA é um programa que visa a aquisição de alimentos oriundos agricultura familiar

O PAA é um programa que visa a aquisição de alimentos oriundos agricultura familiar Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O PAA é um programa que visa a aquisição de alimentos oriundos agricultura familiar O PAA é um programa que visa a aquisição de alimentos oriundos agricultura familiar

Encerra nesta sexta-feira, 17, o prazo para inscrições das associações de produtores rurais que desejam participar do Programa de Abastecimento de Alimentos (PAA). Em Paraíso do Tocantins, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está auxiliando as associações na elaboração da proposta.

Promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o PAA é um programa que visa a aquisição de alimentos oriundos agricultura familiar, através das associações de produtores rurais. Em Paraíso, o programa conta com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Osires Damaso, no valor de R$ 100 mil. Os alimentos comprados, serão destinados a intuições que atuam na área social.

A Prefeitura não tem participação direta na proposta, cujo o trâmite é realizado diretamente entre a Conab e associações. Mas em Paraíso, o prefeito Moisés Avelino, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, colocou a gestão municipal à disposição para apoiar as associações no preenchimento e envio das propostas.

Os produtos que podem ser adquiridos são originários da agricultura familiar, como verduras, hortaliças, cítricos, polpas de frutas, rapaduras, dentre outros. Estes produtos serão entregues na instituição beneficiada.

De acordo com o Engenheiro Agrícola da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Associação dos Feirantes de Paraíso (Afeipar), encaminhou proposta para o programa, com ajuda dos técnicos da Prefeitura. A Afeipar conta com 7 produtores associados. Ainda de acordo com informações da Secretaria, a instituição cadastrada para receber os alimentos, é o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).