Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Pesquisas comprovam a eficácia da radiação ultravioleta na esterilização

Pesquisas comprovam a eficácia da radiação ultravioleta na esterilização Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Pesquisas comprovam a eficácia da radiação ultravioleta na esterilização Pesquisas comprovam a eficácia da radiação ultravioleta na esterilização

O Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos (Labmade), do Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Araguaína, já está com 23 esterilizadores manuais com raios ultravioleta tipo C prontos para doação. O Labmade havia apresentado um protótipo no mês de maio passado. Os equipamentos deverão ser doados para unidades hospitalares, com encaminhamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT (Propesq).

Segundo o professor Alexsandro Silvestre da Rocha, integrante da equipe do Labmade, cada dispositivo levou cerca de uma hora para ser produzido e tem a mesma eficiência dos modelos comerciais. Participam do projeto, além do professor Rocha, os professores Cláudia Adriana da Silva, Nilo Maurício Sotomayor Choque e Regina Lélis de Sousa, e a técnica do Labmade, Denísia Brito Soares.

Rocha destacou que o grupo também trabalha na pesquisa de outros protótipos, como o esterilizador de ar ambiente, também elaborado com materiais de baixo custo. O uso de raios ultravioleta tipo C (UV-C) permite a desinfecção por meio da interação da radiação com os microrganismos. Pesquisas comprovam a eficácia da radiação ultravioleta na esterilização, onde os comprimentos de onda na faixa de 210 e 330 nm são eficientes como germicidas, pois são facilmente absorvidas pelas proteínas e ácidos nucleicos de vírus e bactérias, provocando o rompimento de cromossomos e a consequente morte destes.

Rocha alerta, entretanto, que o uso indiscriminado e sem cuidados técnicos de lâmpadas UV-C pode causar cegueira e até câncer. A equipe do Labmade pode ser contactada pelo e-mail do professor Rocha (alexsandro@uft.edu.br).