Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Neste fim de semana o Tocantins foi o estado com os piores índices de isolamento social do país. No sábado, 18, o índice foi de 37,15%; já no domingo, 19, foi de 45,14% - índices que colocam o estado no último lugar do ranking de isolamento social.

Neste domingo, por exemplo, Tocantins e Maranhão foram os únicos estados que ficaram abaixo da média nacional, que foi de 48,2%. Os dados são do Instituto Inloco, que mensura o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento baseando-se no deslocamento de celulares registrados nas redes das operadoras de telefonia.

Os péssimos índices de isolamento registrados no último fim de semana ocorreram no mesmo momento em que o estado ultrapassou a marca de 17 mil casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado chegou a 17.773 casos confirmados de covid-19.

O distanciamento social ainda é a recomendação mais eficaz para prevenir o novo coronavírus, uma vez que as vacinas contra o vírus ainda estão em fase de testes, e não há medicamentos com eficácia comprovada para o tratamento da doença.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o ideal é que o índice de isolamento social fique acima dos 50%. Por causa da pandemia, vários municípios tocantinenses restringiram acesso a praias e atrativos turísticos durante o mês de julho.