Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação No último final de semana foram realizadas 14 ações de fiscalização nas praias da Capital No último final de semana foram realizadas 14 ações de fiscalização nas praias da Capital

No último final de semana foram realizadas 14 ações de fiscalização nas praias da Capital pela Vigilância Sanitária de Palmas (Visa). Segundo o órgão, a maioria das barracas estavam fechadas em cumprimento ao Decreto Municipal que proíbe vendas de bebidas alcoólicas. Já nos estabelecimentos abertos, a Visa também verificou se os comerciantes estavam cumprindo as normas sanitárias, como uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento necessário.

Além disso, o órgão realizou 26 atendimentos por telefone, 18 orientações e produção normativa também via telefone. A Visa ainda recebeu, no final de semana, oito denúncias e emitiu 12 documentos decorrentes das ações de fiscalização.

Desde o início da pandemia covid-19, causada pelo novo coronavírus Sars-cov-2, em março, até a última sexta-feira, 17, a Visa já realizou 1.621 atendimentos telefônicos relacionados ao assunto, 1.417 orientações por telefone e produção de normativas. Também realizou 1.231 rondas e atendimentos, recebeu 343 denúncias e expediu 392 documentos decorrentes de ações fiscais.

A Fiscalização Urbana e a Visa estão à frente das ações de vistoria, que tem a intenção garantir o cumprimento das medidas preventivas da Prefeitura de Palmas no enfrentamento à covid-19. Nos últimos dias, esse trabalho foi intensificado em razão do Decreto Municipal Nº 1.917, publicado no dia 26 de junho de 2020, proibindo o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência, distribuidoras, estabelecimentos afins e espaços públicos.

No momento, somente é permitida a venda de bebidas alcoólicas para o consumo em casa, e ainda assim, sem aglomeração de pessoas.

Os agentes da Visa atuam em parceria com os fiscais de Obras e Posturas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e os agentes de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). Os agentes se revezam com rondas que são distribuídas diuturnamente por toda cidade.

A população também pode contribuir e fazer denúncias ao notar qualquer tipo de desordem ou aglomeração em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas ou em eventos privados que coloquem em risco a segurança sanitária.