Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Rogério Ramos Os brigadistas que trabalham em parceira com os Bombeiros já participaram de mais de 50 ocorrências Os brigadistas que trabalham em parceira com os Bombeiros já participaram de mais de 50 ocorrências

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins mantém desde 2008, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/ Diretoria de Meio Ambiente e Turismo, a contratação de brigadistas para atuarem na prevenção e combate dos incêndios florestais. Em 2020, até este momento, os brigadistas, que trabalham em parceira com o Corpo de Bombeiros, já participaram de mais de 50 ocorrências.

Os brigadistas foram contratados em junho deste ano e já participaram de diversas ações. Dentre estas, estão 37 lotes baldios, 16 áreas alteradas, 2 áreas de preservação ambiental e 2 áreas nativas, totalizando 57 ocorrências de incêndios controlados.

A atuação dos brigadista é realizada no período de estiagem da região, que corresponde aos meses de junho a outubro. De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Paraíso, Marcelo Souza, antes os candidatos a brigadistas passam por um processo de seleção. “A Prefeitura realizou um processo seletivo, que apontou 8 brigadistas, que após a seleção passaram por um treinamento especial realizado pelo Corpo de Bombeiros”, explicou.

O coordenador também ressalta a importância da população contribuir para a não realização de queimadas. “Pedimos para a todos que não realizem queimadas, até porque tem uma lei federal que as proíbes durante este período de estiagem”, informou Marcelo.

A Diretoria de Meio Ambiente e Turismo mantém um canal de comunicação para a realização de denúncias, relacionadas aos focos de incêndios. Através do número telefônico (63) 99935 7573, as denúncias poderão serem feitas sem necessidade de identificação do denunciante.