Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

A Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR) promoveu no último fim de semana uma ação solidária de prevenção à Covid-19 em São Félix do Tocantins e Mateiros, que compõem a região do Jalapão. Foram promovidas oficinas com a realização de palestras para as comunidades quilombolas, donos de atrativos turísticos, guias, condutores, empresários e agentes de saúde locais sobre medidas de prevenção e combate ao coronavírus.

As palestras foram realizadas por um profissional de saúde especializada, que explicou sobre os riscos de contaminação e como se prevenir contra a Covid-19. A ATTR distribuiu para a população local equipamentos de proteção individual como máscaras de algodão, álcool em gel e também testes rápidos de Covid.

O presidente da ATTR, Alex Paulo, explica que a intenção da ação foi levar esclarecimentos à população sobre os riscos de contaminação e como se prevenir contra a Covid-19, uma vez que assistência médica na região é precária. Em São Félix, por exemplo, não há hospital, apenas uma unidade básica de saúde. O hospital mais próximo fica em Porto Nacional, localizado a 255 km de distância.

“O coronavírus se espalha de forma extremamente rápida e a prevenção e capacitação são a melhor maneira de evitar que esse vírus se alastre na região de forma descontrolada. As empresas associadas à ATTR estão se qualificando e capacitando seus colaboradores para atender com total segurança quando retomada acontecer. Nesse momento, o nosso foco é orientar as comunidades locais levando informação”, afirmou.

Além das palestras com a comunidade local, a ATTR promoveu cursos de primeiros socorros com os colaboradores das empresas associadas em Palmas. “Nós estamos fazendo todo o possível para oferecer condições seguras para os nossos clientes e colaboradores”.

A coordenadora da unidade de saúde de São Félix, Thaynara Alcântara, disse que a ação foi bastante produtiva, pois a comunidade ainda tinha muitas dúvidas quanto à doença. “Após essa ação as pessoas viram a importância das medidas de proteção e higienização e passaram a ser mais cuidadosas, usando e manuseando as máscaras da maneira correta e sempre tendo álcool em gel por perto”.

O secretário de Turismo de Mateiros, Heberson Martins (Mano), explicou que essa parceria com a ATTR para levar informação à população da região foi importante para orientar sobre os cuidados e adequações necessárias de prevenção, como protocolos de atendimento e outras ações de monitoramento da região. Mano ressaltou que não há previsão de reabertura do Jalapão para o recebimento de turistas. “A retomada do turismo só poderá acontecer depois que a comunidade se sentir segura e instruída”.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Tocantins divulgado no último dia 28, Mateiros é a única cidade do Estado que ainda não registrou casos do coronavírus. Em São Félix do Tocantins foi confirmado um caso e Ponte Alta do Tocantins com 30 casos e um óbito.