Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Médica Infectologista, Maribel Fernandez

Médica Infectologista, Maribel Fernandez Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho Médica Infectologista, Maribel Fernandez Médica Infectologista, Maribel Fernandez

A Live Saúde transmitida pela plataforma Porto Verão 2020 - 100% Digital nessa terça-feira, 28, teve como tema "Diagnóstico e Prevenção das Hepatites Virais". O tema reforça a 'Campanha Mundial de Combate às Hepatites Virais', que tem ações em todo o mundo sempre na data do dia 28 de julho.

O assunto foi conduzido pela médica infectologista, Maribel Fernandez, que tem vasta experiência na área. Ela trouxe, de forma clara e objetiva, orientações e esclarecimentos, bem como, pontuou aspectos específicos da doença e cuidados necessários na prevenção e tratamento. Assista a palestra através do endereço http://verao.portonacional.to.gov.br/ .

A médica ressaltou que o combate à doença integra ações, que de acordo com a Lei 13.802 instituiu o “Julho Amarelo”. O mês é destinado a chamar a atenção para a luta contra as hepatites virais, e objetiva reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo.

“Não significa que somente esse mês fazemos essas ações, mas é um mês pra lembrar e reforçar as atividades fora do SAE – Serviço de Assistência Especializada, do qual fazemos parte no Município. Quando falamos de hepatite, falamos de diferentes causas - por medicamentos, hepatotóxicos, doenças autoimunes que podem acometer o fígado, causas metabólicas, genéticas, produtos do álcool, substâncias tóxicas e por vírus”, disse.

Os vírus são organizados pelas letras do alfabeto, sendo Hepatite A, B, C e E, e tem afinidades especiais pelo aparelho hepático.

O Ministério da Saúde (MS) alerta que as hepatites virais são doenças silenciosas e que nem sempre apresentam sintomas. Quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.