Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo dia 28 celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Em atenção às doenças, que são um grave problema de saúde pública no Brasil, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realiza capacitações sobre o manejo da enfermidade aos servidores das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas e outras ações focais durante o mês de julho, alusivo ao combate das hepatites.

Nesta quarta-feira, 20, a Semus visitará alguns salões de beleza de referência da Capital, a partir das 14 horas, para lembrar às manicures sobre a importância do uso correto de utensílios. A Semus informa que as ações têm a finalidade de alertar os cuidados para evitar as transmissões e ampliar o diagnóstico das hepatites.

Na quinta-feira, 21, a Coordenação Técnica das Doenças Infectocontagiosas da Semus estará com Busão do Mais Saúde realizando a distribuição de preservativos e prestando orientações à população sobre as hepatites virais na Praia do Caju, das 15 às 18 horas. A mesma ação ocorre no próximo domingo, 24, na Praça do Bosque, das 16 às 20 horas; e no dia 31 de julho, domingo, as equipes se deslocam para o Parque Cesamar, das 16 às 20 horas.

As hepatites são infecções que atingem o fígado, que podem ser silenciosas e não apresentar nenhum sintoma. No entanto, quando os sintomas são aparentes, podem surgir como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Conheça os tipos de hepatites mais comuns.

O diagnóstico e o tratamento precoces das hepatites B e C podem evitar, dentre outras complicações, a evolução para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é tão importante fazer o exame. O diagnóstico das hepatites pode ser fechado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e também no Núcleo Henfil.