Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Campanha tem por objetivo vacinar toda a população com idade entre 20 e 49 anos

A Campanha tem por objetivo vacinar toda a população com idade entre 20 e 49 anos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A Campanha tem por objetivo vacinar toda a população com idade entre 20 e 49 anos A Campanha tem por objetivo vacinar toda a população com idade entre 20 e 49 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi por orientação do Ministério da Saúde (MS) prorrogou até o dia 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que tem por objetivo vacinar toda a população com idade entre 20 e 49 anos.

Todas as Unidades Básicas de Saúde do município são pontos de vacinação, o cidadão deve procurar a UBS referente ao bairro em que reside. O funcionamento das unidades é das 7h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Segundo a coordenadora de vacinação do município, Flaviane Teles, com a continuidade da campanha as pessoas podem procurar com mais calma a imunização. “O Ministério da Saúde acertou em prorrogar a campanha, dessa forma a população terá mais tempo para procurar a imunização. Todas as pessoas nesta faixa etária devem tomar a vacina tríplice viral ou dupla viral, independente da quantidade de doses registradas no cartão. A nossa meta é vacinar pelo menos 95% do público alvo”, disse.

Imunização

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A doença é tão contagiosa que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A vacina é a única maneira de evitar que isso aconteça. A Tríplice Viral além de proteger contra o sarampo, também protege contra a rubéola e caxumba.