Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desde dezembro de 2019, sites como https://saudelab.com  estão completamente dedicados a encontrar respostas que possam ajudar a população a não se contaminar com o novo coronavírus causador da covid-19.

Enquanto muitos portais achavam que a doença estava restrita à China, outros se interessaram cada vez mais pelo vírus, que agora assola o mundo inteiro. Só no Brasil, são mais de dois milhões de casos e mais de 80 mil mortos. A pandemia está dizimando países, e o Brasil está sendo duramente afetado.

O vírus, que leva a uma doença respiratória que pode ser transmitida a partir de gotículas de fluidos corporais - como muco e saliva, já foi relatado em pelo menos 188 países. E os números crescem todos os dias, mesmo nas nações que aparentemente estavam livres da doença.

A Espanha, por exemplo, teve um surto com que matou quase 30 mil pessoas. Quando cientistas acharam que o pior já havia passado, decidiram reabrir as praias, o comércio e diminuir as medidas de isolamento social. O que se viu nas últimas semanas foi o aumento no número de casos e a preocupação de autoridades quanto ao contágio da doença.

Cientistas, autoridades de saúde e governos em todo o mundo incentivaram os cidadãos a praticar o distanciamento físico e a evitar sair a menos que para os fins necessários. Segundo dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, mais de 15,2 milhões de pessoas foram infectadas e o número global de mortes é de mais de 624.000. Mais de 8,6 milhões de pacientes se recuperaram.

Para alguns países, no entanto, o coronavírus não é uma realidade. Esses países ainda podem dizer que não têm nenhum caso da doença registrado, pelo menos oficialmente.Aqui estão alguns países que não relataram nenhum caso do coronavírus até agora:

Kiribati

País insular no Pacífico Central, com 33 atóis de corais e ilhas ao longo do equador. Com lagoas e praias de areia branca, muitas dessas ilhas são desabitadas e representam um local remoto para pesca, mergulho e observação de aves. Formada por pequenas ilhotas, a capital superpopulosa, Taraua do Sul, conserva vestígios de batalhas da Segunda Guerra Mundial que ocorreram em suas costas e é conhecida pelo artesanato e pelas danças folclóricas. A população de Kiribati é estimada em 118 mil pessoas.

Ilhas Marshall

As Ilhas Marshall, oficialmente República das Ilhas Marshall, são um país da Micronésia, cujos vizinhos mais próximos são Quiribáti, a sul, os Estados Federados da Micronésia, a oeste, e a Ilha Wake, pertencente aos Estados Unidos, a norte. O país é composto por 29 atóis e cinco ilhas na região central do oceano Pacífico, na Oceania. A população é estimada em 58 mil pessoas.

Micronésia

Os Estados Federados da Micronésia,  chamados apenas de Micronésia, são uma nação insular da Oceania, composta por cerca de 607 ilhas que se estendem por 2 900 km pelo arquipélago das Ilhas Carolinas no oceano Pacífico, a leste das Filipinas e a norte da Papua-Nova Guiné. Sua capital é Palikir, e o número de habitantes chega a quase 113 mil pessoas.

Nauru

Nauru, oficialmente República de Nauru e antes conhecido por Pleasant Island, é um país insular do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende uma área de 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo. A ilha mais próxima ao país é a Ilha Banaba, no Kiribati, 300 quilômetros a leste. O país é considerado o terceiro menor do mundo.

Palau

Palau é um arquipélago com mais de 500 ilhas, parte da região da Micronésia no oeste do Oceano Pacífico. A ilha de Koror abriga a antiga capital, também chamada de Koror, e é o centro comercial da ilha. Na maior das ilhas, Babeldaob, está localizada a capital atual, Ngerulmud, além de montanhas e praias de areia na costa leste. No norte, antigos monólitos de basalto, conhecidos como Badrulchau, despontam em campos cobertos de grama cercados por palmeiras.