Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

As inscrições para os cursos técnicos gratuitos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) estão abertas até a próxima terça-feira, 11, por meio do Portal Seja IFTO, o valor da inscrição é de R$ 15,00. Nesta seleção, são oferecidas 375 vagas, distribuídas nas seguintes unidades: Araguaína, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmas e Pedro Afonso.

Vale lembrar que a prova, método tradicional de ingresso no IFTO, foi substituída por outras formas de seleção em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Ainda nesse sentido, a modalidade das aulas poderá ser presencial ou a distância, a depender da análise do cenário ao início do semestre 2020/2.

Quanto ao ingresso nos cursos técnicos concomitantes, para os cursos que a demanda seja até 10% a mais do número de vagas ofertadas, a matrícula dos inscritos será feita de forma automática. Já para os cursos com demanda superior a esse número, será realizado sorteio.

Já nos cursos técnicos subsequentes, será adotada a mesma estratégia para os cursos que a demanda seja até 10% a mais do número de vagas ofertadas, ou seja, matrícula automática dos inscritos. E no caso dos cursos com maior número de inscritos do que limite definido, será realizada a análise curricular dos inscritos, conforme critérios do Edital.

Cursos concomitantes X Cursos subsequentes

Os cursos concomitantes são para aqueles candidatos que fazem o Ensino Médio em outra instituição e querer fazer um curso técnico no IFTO. Já os cursos subsequentes são aqueles em que o candidato ingressa após o término do Ensino Médio, com o objetivo de se qualificar para o mercado de trabalho.