Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza nesta semana, entre os dias 10 e 15 de agosto, a programação referente à “Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose”. A ação visa intensificar os testes do calazar, bem como a castração de animais no município.

Segundo o CCZ, durante a semana, a equipe estará realizando coleta de sangue e realização de teste rápido para diagnóstico do calazar canino. Também será feito intensivo de controle populacional, ou seja, castrações de animais, seja cão ou gato, previamente agendados.

A ação ocorrerá na sede do CCZ de Gurupi, localizada no bairro Pedroso, nos períodos da manhã e da tarde, das 9h às 12h e das 14h às 17h. No sábado, dia D da campanha, o horário de atendimento será pela manhã, das 8h às 12h.

Segundo o diretor do CCZ, Welliton Alencar, a expectativa é atender cerca de 300 animais, somando teste do calazar e castrações, durante a semana. “Esperamos testar cerca de 200 cães e castrarmos 100 cães e gatos; faremos isso de forma cuidadosa, em dois horários a fim de evitar aglomerações; também distribuiremos folder informativo sobre a doença aos donos dos animais”, afirmou.