Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves

Foto: Antonio Gonçalves

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, decretou luto oficial de três dias pelos 500 tocantinenses mortos pela Covid-19. "É declarado luto oficial em todo o Estado, por três dias, a partir de hoje [14], em sinal de profundo pesar pelo falecimento de vítimas da Covid-19, doença pandêmica que, nesta data, inscreve-se na história do Tocantins, em dolorosa lacuna, perfazendo um total de 500 óbitos", expressa o texto do Decreto publicado no Diário Oficial de sexta-feira, 14. 

O Boletim Epidemiológico de sexta-feira confirmou 500 mortes pela doença no Tocantins. De acordo com o Boletim divulgado neste sábado, 15, o Tocantins alcançou a triste marca de 36.478 casos confirmados da doença que vitimou 506 tocantinenses. Dos 36.478 casos no total, 22.187 pacientes estão recuperados, 13.785 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 506 pacientes foram a óbito. 

“Que notícia triste, saber que perdemos mais de 500 vidas para esta doença. Pais, mães, filhos, amigos, pessoas importantes para seus familiares e para sua comunidade, com muito ainda para contribuir para o Tocantins. Mas, infelizmente, não estão mais entre nós. Só nos resta lamentar, profundamente, e pedir a Deus que conforte cada familiar”, afirma o governador Mauro Carlesse.

Pedido

Diante deste cenário, o chefe do Executivo reforça o pedido à população, principalmente aos jovens, para que mantenha o distanciamento social, respeitem às medidas preventivas adotadas pelas gestões Estadual e municipais. “Mais uma vez eu peço aos jovens que usem máscara, que não façam aglomerações, que respeitem às leis. Eu sei que jovem tem a vontade de sair, de curtir, mas o momento é muito complicado. O novo Coronavírus está aí no Brasil inteiro, e no nosso caso, aumentando a quantidade de  pessoas contaminadas.  Enquanto não tivermos uma vacina ou um remédio que cure de fato ou nos proteja, ninguém está livre de se contaminar”, ressalta.

O governador Mauro Carlesse destaca ainda os investimentos feitos para enfrentamento e combate à Covid-19. “Temos investido em hospitais, mão de obra, premiando os servidores que atuam na linha de frente, ajudando as prefeituras como Araguaína, onde já enviamos os respiradores; Palmas também está precisando e vamos enviar para ajudar a população da Capital; como Gurupi, Augustinópolis, em toda a rede do Estado, estamos investindo para combater o novo Coronavírus. Mas é preciso que todos colaborem porque nossa rede pública está atingindo uma quantidade que daqui mais um pouco já não vai poder atender alguém que possa precisar”, afirma.

As medidas de higiene e proteção individual também são lembradas pelo gestor. “Se puder, fique em casa. Se não tiver como ficar em casa, ao sair às ruas se proteja; lave as mãos com frequência, use álcool em gel, desinfecte seu ambiente de trabalho, mantenha o distanciamento das pessoas, e por favor, usem máscaras. Quando retornar para casa, se higienize o quanto antes, coloca a roupa para lavar e tomar um banho, para depois curtir a família. Proteja-se e cuide dos seus”, alerta.