Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Governo deve vacinar 100 mil animais contra febre aftosa na Ilha do Bananal

Governo deve vacinar 100 mil animais contra febre aftosa na Ilha do Bananal Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Governo deve vacinar 100 mil animais contra febre aftosa na Ilha do Bananal Governo deve vacinar 100 mil animais contra febre aftosa na Ilha do Bananal

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Thiago Dourado e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, abriram oficialmente a campanha de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal, nessa segunda-feira, 17. A estimativa é de que o serviço oficial vacine cerca de 100 mil bovinos e bubalinos, distribuídos em aproximadamente 350 retiros. A campanha iniciou dia 1º de agosto e segue até o dia 30 de setembro.

Os gestores acompanharam a vacinação no retiro Boa Nova, de Sandoval Pinheiro. De acordo com Thiago Dourado, a manutenção da saúde animal é crucial para o avanço do status sanitário que o Estado está pleiteando com a retirada da vacinação que deve ocorrer a partir de 2021. “O cuidado deve ser permanente, as equipes são treinadas e tem muita experiência no acesso a região. Acreditamos que tudo será feito em tempo hábil e com toda presteza de sempre para mais uma vez alcançarmos 100% do rebanho”, avaliou.

Além de promover a Agulha Oficial que terá duração de 60 dias, o Governo do Estado, por meio da Agência, doou 5 mil doses de vacinas para o rebanho pertencente aos indígenas. “O objetivo desse apoio é garantir que todos os animais sejam imunizados, mantermos a segurança sanitária e o cumprimento das metas, para em breve, tornarmos livre da enfermidade sem vacinação”, destacou Alberto Mendes.

A declaração da vacinação é feita de forma imediata, já que são os próprios técnicos que a executam.

Campanha na Ilha

Em 2019, foram vacinados 116.796 animais, destes 92,13% sob a responsabilidade dos técnicos da Adapec, o restante contou com o apoio das equipes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). Ambos vêm contribuindo há alguns anos com a campanha na Ilha e seguirão também na etapa deste ano.

Nessa região, que tem cerca de 2 milhões de hectares, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, devido às suas características de relevo e terreno, já que no período chuvoso fica alagada e, portanto quase intransitável. Na parte que abrange o Tocantins, a Ilha faz divisa com oito municípios: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium.