Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

 A Prefeitura de Palmas confirmou nesta terça-feira, 25, que a Unidade de Pronto Atendimento da Região Norte (UPA Norte) vai ser readequada para atender exclusivamente pacientes com suspeita, ou já confirmados, de covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a unidade vai receber 20 novos leitos clínicos e aparelhos respiradores. “A UPA Norte, por sua vez, também passa por readequações para atendimento ambulatorial exclusivamente de casos suspeitos ou confirmados para Covid-19, com seus 14 leitos de estabilização já existentes e outros 20 novos leitos (clínicos) que estão em fase de instalação, incluindo os dez aparelhos respiradores doados pelo Governo do Estado”, informou a Semus em nota.

A mudança, no entanto, não será imediata, diferentemente do que havia informado a prefeita Cinthia Ribeiro em entrevista à TV Anhanguera nesta segunda-feira, 24. “As mudanças, que estavam previstas para vigorar a partir desta terça-feira, 25, ocorrerão de forma gradativa para que a Semus garanta a assistência em saúde para a população”, justificou a gestão.

Para dar conta de atender exclusivamente pacientes de covid-19, a Semus irá transferir os atendimentos de urgência e emergência da UPA Norte para a Policlínica da Arno 31. Inaugurada recentemente, a Policlínica será readequada, segundo a Semus, para dar conta dos atendimentos prestados pela UPA. “O Centro de Especialidades Francisca Romana (Policlínica da Arno 31), reinaugurado no último dia 14/08, passa por readequações em sua estrutura de atendimento para absorver os atendimentos de média e alta complexidade ambulatorial da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte que não tenham ligação com a Covid-19”, afirmou.

A secretaria informou ainda que, no momento, ambas as unidades continuam prestando seus atendimentos normalmente, conforme a classificação de risco. A expectativa é de que as mudanças necessárias estejam prontas para migrar o serviço da UPA Norte para a Policlínica da Arno 31 em dentro de dez dias.

Aumento de casos

O último Boletim Epidemiológico da Semus, divulgado nesta segunda-feira, 24, trouxe 207 novos casos do novo coronavírus; com isso a capital chega a 10.885 casos confirmados em 5 meses de pandemia. Destes, 5.710 já se recuperaram, mas outros 5.034 continuam em isolamento porque são casos ativos.

Houve uma explosão no número de casos em agosto. Somente neste mês, até agora, a capital registrou mais de 5,5 mil casos; mais do que levou 4 meses para atingir, já que, até 31 de julho, o boletim epidemiológico informada 5.260 casos confirmados da doença.