A Prefeitura de Palmas divulgou em seus canais de comunicação nota de repúdio sobre atitude que considera de desrespeito à equipe da saúde e pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte da capital. A deputada estadual e pré-candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL-TO), de acordo com a gestão, adentrou na Upa nessa segunda-feira, 6, acompanhada por equipe de publicidade, invadindo a privacidade clínica de pacientes e servidores públicos da saúde.
A deputada, como denuncia a gestão de Palmas, ignorou os protocolos do serviço de urgência e emergência e submeteu pacientes a riscos sanitários. "Ignorando completamente os protocolos do serviço de urgência e emergência, a pré-candidata e sua equipe submeteu os pacientes a riscos sanitários, visando unicamente a autopromoção. A ação previamente calculada, com a finalidade de capturar imagens, prejudicou o atendimento na unidade, causando transtornos aos pacientes e funcionários", alega a Prefeitura.
A gestão enfatiza repudiar qualquer comportamento oportunista e ressalta que tal prática não será tolerada. "A Prefeitura de Palmas repudia com veemência qualquer comportamento desrespeitoso, extremista e oportunista. O desequilíbrio, a falta de respeito com a vida e com a privacidade dos pacientes não são compatíveis com quem ocupa um cargo público. Tal prática não será permitida e muito menos tolerada por essa gestão", conforme nota da Prefeitura.
Janad na Upa
Por meio da sua página do Instagram, Janad divulgou nesta terça-feira, 7, vídeo informando ter sido convidada para averiguar questão de morosidade no atendimento da Upa Norte. "Precisamos urgente ter mais médicos, precisamos também de mais enfermeiros, mais técnicos. Vimos consultórios fechados e isso para nós é muito revoltante. Precisamos valorizar os nossos profissionais na área da saúde", afirma em gravação.
Em mensagem acompanhada do vídeo, Janad confirma que não vai parar. "Sou uma mulher que pisa com dignidade em qualquer lugar, principalmente se for a convite do povo. O convite do povo é sinal de carinho, respeito e principalmente de confiança no meu trabalho. Os problemas da UPA são reais e as soluções para eles não estão em Paris. Vamos juntos, com fé em Deus. Meu nome é pronta e eu não vou parar!", posicionou Valcari.