Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Tocantinenses de 20 a 49 anos agora têm até o dia 31 de outubro deste ano para tomar a vacina contra o sarampo. O Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação desta faixa etária que originalmente terminaria dia 31 de agosto.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a estratégia de vacinação contra o sarampo iniciou dia 23 de março, e até o momento foram aplicadas 89.095 doses da vacina contra o sarampo na faixa etária de 20 a 49 anos, em todo o Estado.

A gerente de imunização da SES, Diandra Rocha, explica que a estratégia de vacinação não tem uma meta específica a ser batida. “Nós temos uma estimativa populacional a ser vacinada, segundo o IBGE de 639.524 pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos de idade no Tocantins.”

Ela explica ainda que um dos motivos da prorrogação é devido à baixa procura em todo o Brasil. “Mesmo passando por um momento crítico, não podemos deixar de nos preocupar com as outras doenças que estão aí. Até o momento nós tivemos um caso confirmado de sarampo no Tocantins, então é o momento de proteger a nossa população, e evitar que novos casos apareçam, e a única maneira de se proteger contra o sarampo é realmente através da vacinação”, enfatiza.  

Mesmo os brasileiros de 20 a 49 anos que já receberam a vacina na infância devem ir aos postos para uma dose de reforço. Embora seja bastante eficaz,  a vacina contra o sarampo o Ministério da Saúde orienta uma dose extra para todos nesta faixa etária.