Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tamires Rodrigues

Foto: Tamires Rodrigues

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) realizou a manutenção nos servidores de aplicação dos Sistemas Tributários, do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Tocantins (Siafe/TO) e do Portal da Transparência neste final de semana, a equipe técnica trabalhou para o retorno rápido, com previsão de restabelecimento no dia 08 de Setembro de 2020. Entretanto, o retorno aconteceu antecipadamente no dia 05 de Setembro de 2020 por volta das 14 horas.

A manutenção realizada nos sistemas da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) e Controladoria-Geral do Estado (CGE), envolveu a Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação e a Superintendência de Sistemas de Informação, um processo que teve como foco prestar um melhor serviço para os órgãos públicos, que hospedam informações no ambiente online, com um novo servidor mais moderno, com melhor estrutura de memória, comunicação e velocidade.

“É gratificante ver o resultado positivo de um grande planejamento que necessitou de um esforço conjunto de duas superintendências na ATI, além de várias gerências de negócio. Já nas primeiras horas após a liberação do ambiente, recebemos os retornos das áreas de negócio informando que relatórios que nunca foram executados por falta de capacidade anteriormente, agora estão executando e entregando as informações para uma melhor gestão do Estado”, afirmou o superintendente de Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação, Augusto Ayres. 

Segundo a gerente de sistemas fazendários da ATI, Laís Maciel, o trabalho trouxe melhorias para os sistemas da fazenda e portal da transparência, impactando em uma melhor performance no processamento de dados, na emissão de novos relatórios, e na velocidade da consulta dos dados para uma fiscalização mais rápida e segura.

A ação tinha por objetivo melhorias nos serviços de tecnologia da informação no qual foi necessário realizar uma parada no banco de dados para efetuar a migração de dados para um novo servidor mais robusto, que permita o aumento da capacidade computacional de processamento de dados e da resiliência contra falhas do ambiente com redução do tempo de backup.