Ciência & Tecnologia

Foto: Vinícius Santa Rosa/Secom-TO

Foto: Vinícius Santa Rosa/Secom-TO

O Workshop Cultura Digital: paradigmas da tecnologia e inovação para educação foi promovido pela Agência de Tecnologia da Informação, nessa terça-feira, 11, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília/DF. O evento reuniu empresas, pesquisadores e profissionais da área de tecnologia e de educação de todo o país em torno de uma programação sobre desafios e construção de soluções para a modernização dos sistemas de educação pública.

A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb) e a programação foi desenvolvida pela Network Eventos. Foram abordados temas essenciais para a transformação digital na educação, entre eles, destacam-se: Soluções de TIC e inovações para educação; Compras Públicas de TIC: Gerenciando riscos em ambientes multimodais com apoio da IA, Transformação Digital do estado Brasileiro, além de cases de sucesso. 

O presidente da ATI, Alírio Félix, destacou que a instituição tem trabalho na transformação digital do Governo do Tocantins em todas as áreas, principalmente naquelas que são prioritárias para o desenvolvimento do Estado, como é o caso da educação. "Estamos conhecendo inovações que já estão sendo implementadas em outros estados do Brasil e que podem agregar ao processo de modernização das escolas pelo qual a rede estadual de ensino já está passando. Com as oportunidades que conhecemos aqui vamos fomentar ainda a entrega de ferramentas modernas para a educação pública no Tocantins", afirmou.

Uma equipe da Secretaria de Educação (Seduc) do Tocantins participou do evento, conhecendo as inovações tanto para a área de gestão, quanto para a pedagógica. O secretário da Seduc, Fábio Pereira Vaz, destacou que a inserção da cultura digital nas escolas é um dos principais desafios no sistema educacional do país e que, no Tocantins, superar as barreiras faz parte das prioridades da gestão.

"Momentos como esse que oportunizam conhecer novas práticas e experiências é enriquecedor. Nossa equipe e a equipe da ATI atuam de forma integrada, buscando as soluções para romper todas as barreiras necessárias para que as nossas escolas promovam a inserção de crianças e jovens na cultura digital, de forma responsável, segura, oferecendo a elas o conhecimento tecnológico que precisam. No Tocantins, estamos garantindo esse nível de aprendizado aos nossos estudantes", destacou.

Integração nacional e oportunidades

O Workshop foi realizado em Brasília com o objetivo de ampliar a presença dos patrocinadores e do público de outros estados do país, essencial para ampliar as inovações apresentadas e a troca de experiências necessárias à implementação das ações. O secretário da Serb, Carlos Manzini Júnior, destacou que promover a integração dos estados em torno da pauta fortalece as políticas públicas para a área.

"A transformação digital é uma prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa em todas as áreas. Nesse evento identificamos como os Estados podem estar na vanguarda das inovações tecnológicas no setor educacional, e, promovendo o Workshop, o Tocantins se integra ao movimento de modernização das escolas públicas em todo o país. Sempre buscando alinhamento com outros estados que caminham na mesma direção, sabendo que as políticas públicas são fortalecidas quando trabalhadas em conjunto", destacou Carlos Manzini Júnior. (Secom/TO)

Foto: Vinícius Santa Rosa/Secom-TO