Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Vista aérea do centro de formoso do Araguaia que possui população estimada de 18.399 pessoas, segundo o IBGE

Vista aérea do centro de formoso do Araguaia que possui população estimada de 18.399 pessoas, segundo o IBGE Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Vista aérea do centro de formoso do Araguaia que possui população estimada de 18.399 pessoas, segundo o IBGE Vista aérea do centro de formoso do Araguaia que possui população estimada de 18.399 pessoas, segundo o IBGE

O cenário político em Formoso do Araguaia, há 216 km da capital Palmas segue indefinido. Na cidade, até o momento, três pré-candidatos disputam a vaga para o Executivo Municipal. 

Sem histórico político, Israel Kawe é o candidato do PR. De acordo com ele, as alianças para uma frente ampla ainda estão sendo formadas. "Estamos abertos ouvindo e dialogando com todos partidos e candidatos", pontua. 

O pré-candidato aposta no turismo e defende que o dinheiro da cidade seja investido no próprio município. "Acredito que temos que investir no comércio local e apostar no nosso turismo, porque temos muito potencial". 

A vice-prefeita, Rosânia Gama (PDT),  que rompeu com o prefeito Wagner da Gráfica (PRTB), desistiu da pré-candidatura e anunciou seu apoio ao pré-candidato Ronison Parente (MDB), ex-vereador e sub-secretário de Estado da Agricultura. Em nota, Rosânia afirmou que abriu mão da corrida à Prefeitura para fortalecer o grupo que disputa contra o vereador Guilherme Siriano (SD), candidato do prefeito. 

"Venho informar que desisto de concorrer a vaga de prefeita. Mas nunca deixar de lutar por Formoso. Hoje lamentavelmente vejo o número de candidatos à Prefeito e vejo também a grande dificuldade de união, mesmo sabendo que a divisão irá prejudicar nossa querida Formoso, no entanto não irei contribuir para o fracasso. Este é o único motivo da minha desistência, mas continuarei lutando", afirma a vice-prefeita. 

O pré-candidato do MDB, Ronison Parente garante que uma grande chapa está sendo formada entre os partidos PDT, Cidadania, PT, PSDB e PP, que inclui legendas de oposição.  

O pré-candidato defende a reorganização do sistema de Saúde, uma reforma urbana com revitalização da malha asfáltica e construção de pavimento e implantação de escolas em Tempo Integral. "Quero construir o parque agroindustrial, reestruturar toda a infraestrutura de estradas vicinais na zona rural através do programa de gerências rurais, querer estruturar a indústria do turismo, implantar o centro agrotecnológico e universitário do Vale do Javaés", pontua. 

A reportagem do Conexão Tocantins não conseguiu contato com o pré-candidato Guilherme Siriano.