Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

 Termina nesta quinta-feira, 10, a validade do decreto da Prefeitura de Palmas, prorrogado por 3 vezes, e que limitou o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais na capital. O Conexão Tocantins tentou saber se haverá uma nova prorrogação da medida, mas a Prefeitura não informou a respeito.

A medida, que começou a valer em 13 de julho, proibia inicialmente o funcionamento de estabelecimentos comerciais e serviços das 20h às 5h. A exceção eram serviços médicos e hospitalares, farmácias e laboratórios, serviços funerários, serviços de táxi e aplicativos, transporte de cargas, serviços de telecomunicação, serviços de delivery e postos de combustíveis, sem o funcionamento das lojas de conveniência.

Posteriormente, o decreto foi prorrogado até 6 de agosto; depois até 31 de agosto, com uma alteração: supermercados e congêneres teriam permissão de funcionar até às 22h. E, finalmente, a última prorrogação ocorreu até hoje, 10 de setembro.

Os números da pandemia não pararam de aumentar mesmo com a restrição de horário de funcionamento que tinha como objetivo evitar lotação de bares, restaurantes e similares no período noturno.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a capital registra até esta quinta-feira, 13.792 casos de covid-19, com 109 mortes desde que a pandemia começou no mês de março. Desse total, 6.789 pessoas estão recuperadas e outras 6.811 seguem em isolamento por causa da doença.