Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação PM/TO

Foto: Divulgação PM/TO

A Polícia Militar, através do 4º Batalhão (BPM), realizou a XIII edição da Operação Cidade Blindada, na região Sul do Estado. A operação ocorreu no período de 09 a 11 de setembro de em Gurupi e cidades circunvizinhas. As ações foram coordenadas pelo comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Francinaldo Machado Bó, além do comandante da unidade, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza.

A Operação Cidade Blindada contou com emprego do efetivo administrativo e operacional do 4º Batalhão,  além do reforço das unidades especializadas:  Companhia de Operações Especiais (CIOE), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPCHOQUE), da Força Tática, e Força Tática Cães do 4º BPM e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPER), enviada pelo comandante geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa.

Neste período foram intensificadas as atividades de policiamento ostensivo de caráter preventivo e/ou repressivo, composto por ações proativas, mediante a realização de pontos de estacionamentos, bloqueios e abordagens nas rodovias estaduais e perímetro urbano, especialmente nos bairros com maior incidência criminal nos municípios de Gurupi, Formoso do Araguaia, Alvorada, Peixe, Talismã e Aliança do Tocantins, com vistas a garantir a ordem pública e a paz social no território do sul tocantinense. A atuação policial mais incisiva teve como principal foco ampliar a percepção pela sociedade da maior presença da Polícia Militar nas ruas e proporcionar uma real sensação de segurança à população em geral.

Durante a operação foram abordadas 430 pessoas suspeitas, três pessoas foram presas por crime diversos, um veículo com registro furto foi recuperado em Formoso do Araguaia, foram confeccionadas 41 infrações de trânsito e 23 veículos foram removidos por estar em desacordo com a Legislação de Trânsito. Além dessas ações, dois animais silvestres foram resgatados pela PM. Houve também apreensões de entorpecentes como cocaína e maconha e de uma balança de precisão.

O comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Francinaldo Machado Bó, avaliou o resultado da operação como positiva e enfatizou que a PM cumpriu com seu dever de garantir a ordem pública e tranquilidade social, visto que na vigência dos trabalhos policiais não foi registrado nenhuma ocorrência de maior repercussão negativa na região Sul.