Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antônio Gonçalves Governador colocou equipe do Governo à disposição para contribuir no que for necessário à viabilidade do projeto Governador colocou equipe do Governo à disposição para contribuir no que for necessário à viabilidade do projeto

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu nesta segunda-feira, 14, no Palácio Araguaia, o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Benedito Khouri, que apresentou, ao Governo, a proposta de um estudo para implantação de um Complexo de Agroindústria de cadeia integrada de avicultura. O projeto para a produção de frangos leva em consideração o fato de a Coapa já possuir a matéria-prima, os grãos de soja e milho, e busca se concretizar em um futuro polo de produção de aves com benefícios para pequenos, médios e grandes produtores.

“Ficamos sempre muito felizes e satisfeitos em receber propostas como essas e reafirmamos que este Governo está sempre à disposição e empenhado em contribuir com iniciativas que visem ao desenvolvimento do Estado e à geração de emprego e renda. Nossa equipe vai se unir a vocês [Coapa] e verificar de qual forma podemos contribuir para que tenhamos um projeto viável”, afirmou o governador Mauro Carlesse durante a reunião.

O presidente Ricardo Khouri destacou que a diretoria e os cooperados da Cooperativa ficam felizes em perceber a predisposição que o Governo do Tocantins tem em criar condições para que o empreendimento possa virar realidade. “A receptividade do Governo foi excepcional. Queremos muito que dê certo. A nossa Cooperativa se sente preparada para dar um passo à frente. Temos um volume de produção de soja e milho que nos permite sonhar e transformar estes grãos em proteína animal, por isso nós encomendamos um estudo. Com uma política clara para cada um dos produtores participantes, com um sistema integrado, a gente pode criar alternativas de renda e de trabalho para um número muito grande de produtores e empresários. Estamos buscando uma ação integrada entre o Governo e quem vai empreender”, explicou o presidente.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Thiago Dourado, ratificou a fala do governador Carlesse e assegurou que os órgãos do Estado desejam colaborar para a viabilidade do estudo. “Estamos à disposição para fornecer todas as informações necessárias à conclusão do estudo para que seja feito um planejamento estratégico. Todos queremos a mesma coisa: o desenvolvimento do Tocantins”, pontuou.

Também presente na reunião, o consultor Fernando Rezende, sócio-fundador da MS Rezende Planejamento Empresarial, uma das empresas de assessoria e consultoria que está trabalhando no estudo de viabilidade do projeto, destacou que o Estado oferece todas as características necessárias para que a proposta passe a ser viável. “O Tocantins é um estado bastante interessante, porque tem produtores altamente tecnificados, há uma forte profissionalização da Cooperativa e um mercado que é uma fronteira agrícola, tudo isto, somado à questão logística, pode propiciar, em curto e médio prazo, um ambiente bem favorável para a concretização do projeto”, afirmou.

O consultor lembrou ainda que quando se tem uma atividade agrícola em que só se trabalha com grãos, a tendência do mercado é que se consiga agregar valor a este grão e, segundo ele, a melhor forma é trabalhar com proteína animal, já que existe uma demanda muito forte, interna e externa, para o consumo deste produto. “É um mercado que está em franca expansão e acredito que, para que a Cooperativa cresça e se sustente ao longo dos próximos 50 anos, é um projeto bastante interessante”, destacou.

Presentes

Também participaram da reunião o secretário de Estado da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando; o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Tom Lyra; o vice-presidente da Coapa, Alberto Mazzola; o diretor-secretário da Coapa, Luiz Gilberto, e o diretor-administrativo da MPrado Consultoria Empresarial, outra empresa que está trabalhando no estudo, José Maurício Pádua.