Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A live foi realizada por meio do secretário da Seagro, Jaime Café e o novo secretário do MAPA, César Halum

A live foi realizada por meio do secretário da Seagro, Jaime Café e o novo secretário do MAPA, César Halum Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A live foi realizada por meio do secretário da Seagro, Jaime Café e o novo secretário do MAPA, César Halum A live foi realizada por meio do secretário da Seagro, Jaime Café e o novo secretário do MAPA, César Halum

Em live, na tarde dessa quarta-feira, 21, o governo do Tocantins, por meio do secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café e o novo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), César Halum, estiveram debatendo os principais projetos e programas para o desenvolvimento dos produtores, principalmente os agricultores familiares do Tocantins. Na live participaram cerca de 150 pessoas, entre prefeitos e secretários municipais de agricultura, agricultores e técnicos.

Na sua explanação, o secretário César Halum apresentou os programas e projetos do Mapa que estão disponíveis para atender os agricultores familiares. Entre as demandas a serem implementadas estão os reforços nas ações de Assistência Técnica de Extensão Rural (ATER), linhas de financiamentos do Crédito Fundiário, Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), crédito rural, cooperativismo, dentre outros.

César Halum apontou alguns dados relacionados a importância econômica da agricultura familiar na produção de alimentos. “No Brasil cerca de 77% da produção é oriunda da Agricultura familiar, ocupando 67% da mão de obra, ou seja, em torno de 10 milhões de pessoas”, detalhou.

“A criação do Selo Nacional de produtos da agricultura familiar é mais um ganho econômico para que os agricultores possam produzir e expandir sua comercialização, gerando renda no campo. Atualmente são 7.740 produtos identificados e registrados como Selo Nacional”, concluiu o secretário nacional, César Halum.

Em relação aos investimentos na habitação rural, César Halum, lembrou que “em 2020 foram construídas 15 mil unidades habitacionais no campo, em 2021 queremos alcançar a marca das 25 mil unidades”.

O secretário da Seagro, Jaime Café falou das parcerias e busca de recursos para atender as demandas existentes, principalmente voltadas para os pequenos produtores. “Essa é a intenção do governo do Estado, reforçar as parcerias para, de mãos dadas, desenvolver projetos sustentáveis para os produtores tocantinenses”, reforçou.

O secretário lembrou ainda que uma das ações que estão previstas para reforçar a produção na agricultura familiar, na próxima safra, é a distribuição de 50 mil toneladas de calcário, sementes de milho, arroz e feijão, isso sendo organizado pelos secretários de agricultura dos municípios.