A estrutura de enfrentamento da pandemia covid-19 do novo coronavírus (Sars-Cov-2) recebeu o reforço em Palmas/TO com a entrega de mais 30 ventiladores mecânicos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de transporte, que serão instalados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul, e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Palmas.
Os equipamentos foram recebidos pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) na última quarta-feira, 9, e foram doados pelo Ministério da Saúde, por meio do apoio do senador Eduardo Gomes, por solicitação da Prefeitura de Palmas.
Os equipamentos, conforme a secretária Municipal da Saúde, Valéria Paranaguá, proporcionarão reforço no tratamento dos casos de Covid-19 na Capital. “Palmas organizou a Rede Municipal de Saúde, desde a atenção primária até os serviços de urgência e emergência, para ofertar um serviço oportuno e objetivando o restabelecimento dos pacientes admitidos na rede dos serviços municipais”, pontuou a secretária.
Palmas está oferecendo 41 leitos de estabilização nas UPAs Norte e Sul e na rede privada são mais 36 leitos clínicos requisitados e mais 10 leitos de UTI credenciados, totalizando 87 leitos ofertados pela gestão municipal da Saúde em Palmas, atualmente.
A pasta ainda disponibiliza sete ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo duas exclusivas para Covid-19, e ainda foram locadas mais duas e outro carro foi adaptado para a função de transporte de paciente entre as UPAs e rede hospitalar, que totalizam cinco ambulâncias exclusivas para a Covid-19. “Estamos tentando oferecer o melhor atendimento possível às vítimas da Covid-19, que procuram nossas unidades”, finalizou a secretária.