Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Brigadista combate fogo no Cerrado

Brigadista combate fogo no Cerrado Foto: Fernando Alves/ Governo do Tocantins

Foto: Fernando Alves/ Governo do Tocantins Brigadista combate fogo no Cerrado Brigadista combate fogo no Cerrado

 O Tocantins registrou neste domingo, 13, o maior número de focos ativos de queimadas desde o início de setembro. Foram 607 focos detectados pelo satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em um único dia. Só nestes primeiros 13 dias do mês, são 2.653 focos registrados no território tocantinense, já é mais da metade do número total de focos registrados ao longo de todo o mês de setembro do ano passado, quando registrou-se 4.505 focos em todo o estado.

O Tocantins já acumula ao longo deste ano 7.846 focos de incêndio, sendo o 5º no ranking dos estados que mais queimam. As situações mais críticas são registradas no Mato Grosso (32.230); Pará (20.697); e Amazonas (13.446). Em seguida, antes do Tocantins, ainda aparece o Maranhão, com 7.934 focos.

Os mais de 7 mil focos de queimadas registrados no Tocantins até agora, correspondem a 57,58% do total de queimadas contabilizadas ao longo de todo o ano de 2019, que foi de 13.625 focos.

Além de destruir o patrimônio ambiental do Cerrado, um dos biomas mais prejudicados pelo problema, as queimadas também causam prejuízos nas áreas urbanas. Neste domingo, 13, uma grande área do Parque Sussuapara, na região norte de Palmas.

O incêndio atingiu grandes proporções, queimando o parque a parte da mata ao redor, principalmente próximo à Arno 33 (307 Norte). O fogo danificou a rede de energia elétrica, afetando o fornecimento de cerca de 26 mil clientes, segundo a Energisa. Além do dano ambiental, não há relatos de pessoas feridas.

Tags: Inpe, Queimadas