Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Drogas e dinheiro apreendidos pela Polícia Civil em Araguaína

Drogas e dinheiro apreendidos pela Polícia Civil em Araguaína Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Drogas e dinheiro apreendidos pela Polícia Civil em Araguaína Drogas e dinheiro apreendidos pela Polícia Civil em Araguaína

Policiais Civis da 2ª Divisão Especializada em Narcóticos (2ª Denarc), de Araguaína, comandados pelo delegado José Anchieta de Menezes Filho, efetuaram nessa segunda-feira, 14, a prisão de um indivíduo, de 37 anos, vulgo “Tocantins”. Ele é considerado um dos maiores traficantes da cidade do norte do Estado. Na ocasião, os policiais civis também prenderam mais duas mulheres e apreenderam cerca de 8 kg de crack, várias porções de maconha, bem como a quantia de R$ 6.200 ( seis mil e duzentos reais), em dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

Conforme a autoridade policial, a ação que resultou nas prisões e apreensões de drogas já estava em curso desde o ano de 2019, quando os policiais civis da Unidade Especializada desarticularam uma grande estrutura criminosa que era responsável por trazer grande quantidade de drogas do Estado do Mato Grosso para a cidade de Araguaína, onde era distribuída em pontos de venda entorpecentes.

“Há mais de um ano, vínhamos investigando essa associação criminosa e desde então, já efetuamos a apreensão de dezenas de quilos de entorpecentes, além das prisões de várias pessoas envolvias com o tráfico”, disse o delegado Anchieta. No entanto, no início de 2019, “Tocantins”, foi preso no Estado do Mato Grosso e passou a cumprir pena de mais de 49 anos por crimes diversos. Nesse meio tempo, seus comparsas continuaram com as atividades criminosas de tráfico e continuavam fazendo viagens regulares em carros de passeio, de Mato Grosso para Araguaína, trazendo grande quantidade de drogas.

Ocorre que, em meados de 2020, “Tocantins” foi solto da Cadeia e voltou para Araguaína, onde intensificou o tráfico e se tornou um dos maiores traficantes do Tocantins. Contudo, após comparsas terem sido presos, ele mesmo passou a ir até o Mato Grosso e trazer as drogas para a cidade de Araguaína. Assim, após compartilhamento de informações com a Polícia Civil do estado vizinho, os policiais civis da 2ª Denarc, descobriram que o indivíduo acabara de retornar para Araguaína, trazendo um grande carregamento de drogas.

De posse dessa informação, os policiais civis foram até o endereço de uma das mulheres que fazem parte da associação criminosa e perceberam quando o suspeito deixou vários itens no local e se retirou. No entanto, os policiai civis fizeram monitoramento no local e na manhã dessa segunda-feira, 14, voltaram a residência, situada no setor Presidente Lula, onde localizaram e apreenderam quase 8 kg de crack, bem como cerca de 1 kg de maconha, que estavam de posse de uma mulher, de 27 anos que foi presa em flagrante por tráfico de drogas.

Em seguida, os policiais civis deslocaram-se até outro imóvel no setor Santa Inês, onde encontram “Tocantins” e sua companheira, de 28 anos, os quais estavam de posse de duas porções de maconha, bem como R$ 6.200 em dinheiro. Desse modo, ambos foram presos e conduzidos até a sede da 2ª Denarc, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Após a realização das providências legais cabíveis, as mulheres foram recolhidas à Cadeia Feminina de Babaçulândia e o homem foi encaminhado para a Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA). Todos, agora estão à disposição do Poder Judiciário.