Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: André Araújo Integra Saúde centro de informações dos dados da covid-19 no Tocantins Integra Saúde centro de informações dos dados da covid-19 no Tocantins

Dados dos sistemas de notificação oficial da covid-19, do Ministério da Saúde, demonstram que no Tocantins há uma queda no registro de novos casos da doença e dos óbitos. A semana epidemiológica nº 33, considerada até o momento o período de pico da doença no Estado, nos dias 9/08 a 15/08, registrou 6.444 casos confirmados. Já a semana epidemiológica nº 39, que corresponde ao período de 20/09 a 26/09, houve o registro de apenas 2.259 casos, uma redução drástica de 65% em quase 45 dias, no número de novas confirmações da doença no Estado.

A mesma tendência se verifica no número de óbitos, quando se compara as mesmas semanas epidemiológicas temos os registros de 85 óbitos na semana 33 e oito na semana 39, além do Tocantins continuar com uma das menores taxa de letalidade do país, com 1,37%. Todos os dados podem ser acompanhados diariamente no site oficial da Secretaria - http://integra.saude.to.gov.br/covid19/InformacoesEpidemiologicas, onde se encontra o quantitativo de notificações, confirmações, óbitos e demais dados relevantes da doença por região de saúde e municípios.

Para o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini o dados de queda são um alento para o árduo trabalho que está sendo desenvolvido em todo o Estado, com a participação de todos os entes e gestões. “Não estamos livres do vírus, a doença ainda está ativa e as medidas de prevenção devem continuar a ser tomadas. Os números demonstram que o trabalho que foi feito surtiu efeito, os serviços de saúde estão conseguindo atender a demanda existente e, a população tocantinense, não precisa buscar outros centros para realizar o tratamento da covid-19”, enfatizou o secretário.

O secretário destacou ainda que a Gestão Estadual tem cumprido o seu papel. “Em termos de leitos covid-19, estamos em ótimo nível de capacidade e ainda temos leitos a ampliar. Implantamos mais de 400 leitos para tratamento da covid-19, e hoje temos uma taxa de ocupação de 34% desses leitos, a menor desde o mês de julho. Em Palmas, já estamos pensando na desmobilização dos leitos clínicos no Hospital Geral de Palmas para que o mesmo volte a sua finalidade, que é o atendimento de urgência e emergência”, pontuou.

Outro destaque da Saúde  e sobre o Laboratório Central que voltou para sua capacidade, realizando 2 mil testes por dia, sem necessidade de enviar amostras para análise fora do Estado. “Estamos muito melhor preparados do que no início da pandemia, observando e respeitando todos os protocolos de segurança em saúde”, complementou Edgar Tollini.

Incidência

A taxa de incidência no Tocantins é de 4.251 a cada 100.000 habitantes. A taxa é calculada da seguinte forma: número de novos casos de uma doença, dividido pela população total do Estado.

“A taxa de incidência sempre estará em crescimento, pois a fórmula que é utilizada para calcular utiliza como denominador a população do Tocantins, informada pelo IBGE, um valor que não se altera. Portanto para se fazer uma análise desse valor é necessário verificar a velocidade que ela cresce não somente o valor atual, precisa analisar a variação desse valor no tempo, pois a função desse indicador é medir a velocidade em que a população está sendo acometida pela doença. Dessa forma não é possível informar que a pandemia está próxima ou não do fim utilizando apenas esse valor como referência, mas todas as variáveis epidemiológicas precisam ser analisadas no contexto da pandemia, o que definirá as estratégias adotadas”, explicou o estatístico da Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Ricardo da Costa Lima.

Dados

Dados do boletim epidemiológico da covid-19 desta segunda-feira, 29, mostra que o Tocantins contabiliza 203.163 pessoas notificadas com a covid-19 e acumula 66.865  casos confirmados. Destes, 50.495 pacientes estão recuperados, cerca de 70% dos casos confirmados, 15.448 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 922 pacientes foram a óbito.