Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Técnicos da Adapec pretendem encerrar as atividades com mais de 100 mil animais vacinados.

Técnicos da Adapec pretendem encerrar as atividades com mais de 100 mil animais vacinados. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Técnicos da Adapec pretendem encerrar as atividades com mais de 100 mil animais vacinados. Técnicos da Adapec pretendem encerrar as atividades com mais de 100 mil animais vacinados.

Encerra nessa quarta-feira, 30, a vacinação contra a febre aftosa do rebanho de bovinos, na Ilha do Bananal. A campanha conduzida pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), teve início dia 1º de agosto com a estimativa de vacinar mais de 100 mil animais, distribuídos em cerca de 350 retiros de produtores rurais e indígenas.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, apesar da pandemia, não houve atrasos nos trabalhos executados pelos técnicos da Agência que estão realizando a vacinação do rebanho na Ilha. “O prazo será cumprindo dentro do tempo previsto com o alcance de 100% dos bovídeos”, disse.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, ressaltou o trabalho das equipes técnicas envolvidas na vacinação na Ilha. “No início da campanha estivemos na Ilha do Bananal e sabemos da importância e da dedicação dos nossos servidores nesta ação para manter o calendário de vacinação numa região extensa e cheia de desafios”, avalia acrescentando ainda que o Tocantins continua provando que tem capacidade técnica-administrativa e compromisso com a preservação sanitária do nosso rebanho.

Dados

Em 2019, foram vacinados 116.796 animais de todas as faixas etárias. Destes 92,13% sob a responsabilidade dos técnicos da Adapec, o restante contou com o apoio das equipes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

Ilha do Bananal

A Ilha do bananal tem cerca de 2 milhões de hectares, na parte que atinge o Tocantins faz divisa com oito municípios: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium.

Sugestão de legenda: Durante 60 de campanha, técnicos da Adapec pretendem encerrar as atividades com mais de 100 mil animais vacinados.