Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Nielcem Fernandes O presidente e o diretor de Produção da ATS vistoriam pessoalmente as obras executadas em São Félix O presidente e o diretor de Produção da ATS vistoriam pessoalmente as obras executadas em São Félix

Dando continuidade às ações executadas dentro do Plano de Enfrentamento ao Período de Estiagem (Pepe), o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Davi Goveia Junior, visitou nessa quarta-feira, 30, as famílias beneficiadas com as obras de melhoria e extensão da Rede de Distribuição de Água (RDA) no município de São Félix do Tocantins, na região do Jalapão.

Nesta etapa do Pepe, foram executados e entregues à população mais de 1,2 mil metros de extensão de rede, com um investimento do Governo do Tocantins na ordem de R$ 100 mil. A nova RDA, implantada em parceria com o município, beneficiou diretamente mais de 120 moradores que não tinham acesso à água tratada em suas residências.

Demanda

Com a entrega das obras, a demanda dos moradores que aguardavam há meses para ter acesso à água foi atendida. Muitas famílias que adquiriram seus lotes no Setor Hortência, por exemplo, conseguiram se mudar ou dar início à construção de suas residências graças à implantação da nova rede.

“Quando a equipe chegou aqui e disse que executaria a obra, eu dei graças a Deus. Já estava há mais de três meses sem água aqui em casa. Tinha que buscar nos vizinhos. Água aqui para a gente era a coisa mais difícil do mundo. Quando ela chegou aqui na minha porta, foi uma festa de alegria. Agora, temos água dia e noite com sobra”, disse o lavrador Joel Rodrigues Barbosa, de 42 anos.

“Essa foi uma visita muito produtiva. Pudemos visitar os moradores beneficiados diretamente e ouvir da própria população sobre a importância dessa obra. É gratificante poder atender a essas demandas da população que mais necessita. Essa é uma determinação do governador Mauro Carlesse: levar água tratada de qualidade ao maior número de tocantinenses”, afirmou o presidente da Agência.

“Com a execução dessa obra, diversas famílias foram contempladas. Agora, elas já podem regularizar sua situação ou solicitar a ligação na rede. Atualmente, apenas um poço atende a cidade. De acordo com o Pepe, nosso objetivo é colocar em prática o plano de expansão de produção de água; e para isso devemos instalar, até o final deste ano, mais um PTP [Poço Tubular Profundo] para aumentar nossa capacidade de fornecimento de água à população local”, reforçou o diretor de Produção da ATS, Marcos Antônio da Silva.

Pepe

O Plano de Enfrentamento ao Período de Estiagem (Pepe) foi implantado após a elaboração de um detalhado estudo técnico que apontou para a necessidade de execução de obras de infraestrutura pontuais para sanar ou amenizar o problema da falta de água em diversas regiões do Tocantins, especificamente, no período da estiagem que é mais acentuado, de maio a outubro.

Parte desse estudo foi embasado no ProgramaMonitor de Secas, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), que é um processo de acompanhamento regular da situação do período de estiagem e dos impactos causados à população do Estado durante todo o ano.

A partir deste plano, as equipes da ATS já efetuaram obras de melhoria da rede de abastecimento em mais de 70% dos 46 municípios atendidos pela Agência. Durante a execução do Pepe, o Governo do Tocantins já investiu cerca de R$ 2 milhões que assistiram aproximadamente 15% da população de todo o Estado.