Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou esta semana entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, seis blitzes sanitárias sobre transporte de produtos de origem animal na rodovia TO-080, no distrito de Luzimangues, em frente a Garagem Central do Estado na entrada da capital, na TO-010, na saída para Miracema e na TO-020, na saída para Aparecida do Rio Negro com abordagens a cerca de 170 veículos, possíveis transportadores destes produtos.

Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antonio Caminha, o objetivo da ação foi evitar que alimentos inadequados sejam transportados e cheguem à mesa do consumidor. Além disso, uma forma de realizar um trabalho de educação sanitária junto aos condutores de veículos.

Segundo a Adapec, durante as abordagens não foram encontradas irregularidades. Os produtos inspecionados tinham origem comprovadas com registro no Serviço de Inspeção Animal (SIE-TO) e no Serviço de Inspeção Federal (SIF). “O que pode ser avaliado como positivo, uma vez que isso demonstra o compromisso dos empresários com a qualidade dos produtos que estão sendo comercializados nesta rota”, disse Antonio Caminha.

As blitzes aconteceram com a equipe de combate a clandestinos do setor de inspeção animal da Agência e apoio das barreiras volantes das regionais da Adapec de Porto Nacional e Palmas, onde foram verificadas as cargas e a documentação de origem dos produtos, condições de higiene e temperatura. A Adapec ressalta que estas ações continuarão ocorrendo em todo o Estado, sobretudo no entorno das maiores cidades.