Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

O Tocantins está incluso no aviso de alerta meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por causa da onda de calor prevista para os próximos dias. De acordo com o Inmet, o grau de severidade do alerta é de “Grande Perigo”, com  previsão de temperaturas 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.

O Inmet alerta ainda para o risco de morte por hipertermia, devido às altas temperaturas. A onda de calor que se iniciou ontem, dia 5, deve seguir até a próxima sexta-feira, 9.

O alerta vale para toda a Região Centro-Oeste e para grande parte do Estado do Tocantins, especialmente as regiões sudeste, sul e oeste do Estado.

No Tocantins, o alerta do Inmet vale para os municípios de Aliança do Tocantins; Alvorada; Araguaçu; Arraias; Cariri Do Tocantins; Conceição do Tocantins; Dueré; Figueirópolis; Formoso do Araguaia; Gurupi; Jaú do Tocantins; Lagoa da Confusão; Natividade; Palmeirópolis; Paranã; Peixe; Sandolândia; Sucupira; São Salvador do Tocantins; São Valério; e Talismã.

De acordo com dados do Inmet, não há previsão de chuvas para o Estado nos próximos dias. Pancadas de chuva isoladas devem acontecer apenas no próximo fim de semana.

A recomendação do instituto é evitar a prática de atividades físicas ao ar livre entre as 10h e 17h; aumentar a ingestão de líquidos e, em caso de emergência, contatar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Oeste, sul e sudeste do Tocantins estão dentro da região vermelha, considerada grau de Grande Perigo (Fonte: Inmet)