Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Droga apreendida pela Polícia Civil em Gurupi

Droga apreendida pela Polícia Civil em Gurupi Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Droga apreendida pela Polícia Civil em Gurupi Droga apreendida pela Polícia Civil em Gurupi

Operação da Polícia Civil do Tocantins apreendeu cerca de 30 quilos de maconha na madrugada desta quarta-feira, 7, em Gurupi, região sul do Estado. Coordenada pela 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (1ª Denarc) de Palmas e em parceria com a 8ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (8ª DEIC de Gurupi) e com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO), a operação prendeu também um homem apontado como suposto transportador da droga.

A prisão do suspeito foi efetuada pela equipe da 8ª DEIC de Gurupi que fez a interceptação do ônibus em que ele estava. O Auto de Prisão em Flagrante foi lavrado em Gurupi. O suspeito já está à disposição do Poder Judiciário e vai responder pelo tráfico interestadual de drogas e organização criminosa.

Conjunto

De acordo com o delegado-chefe da 1ª Denarc, Enio Walcácer de Oliveira Filho, a investigação foi cruzada entre 1ª Denarc, que apura crimes de tráfico interestadual de drogas, e Gaeco, que apura sobre organizações criminosas. O trabalho conjunto permitiu identificar que haveria uma remessa de drogas oriundas do Mato Grosso do Sul que seriam distribuídas na cidade de Palmas e região. O Delegado informou que o melhor ponto para abordagem seria em Gurupi. Foi, então, que Policiais Civis montaram uma barreira na BR -153 e aguardaram o ônibus em que o suspeito estava. 

A investigação cruzada apontou ainda que a droga foi encomendada por uma organização criminosa que atuava no tráfico interestadual de drogas.  As operações cruzadas entre a Denarc e Gaeco que redundaram na parceria foram as operações Hidra de Lerna da Denarc, que visam o combate ao tráfico de drogas, e a operação Collapsus do Gaeco que investiga o crime organizado no Tocantins.