O XII Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), que deveria acontecer em Teresina (PI) neste ano, será realizado por meio virtual nos dias 19 a 23 de outubro, em função da pandemia do novo coronavírus e as medidas de biossegurança recomendadas pelas autoridades de saúde. Com o tema “Violência de Gênero e Covid-19: Desafios no enfrentamento de duas pandemias do século XXI”, magistradas, servidores e público em geral podem se inscrever e conferir a programação do evento clicando em www.fonavid.com.
A programação conta com palestras e oficinas sobre temas como o impacto da pandemia nos direitos humanos das mulheres, discriminações de gênero, raça e etnia e seus reflexos na pandemia, perspectivas na economia pós-pandemia e a mulher no mercado de trabalho e a atuação do Judiciário no enfrentamento da violência de gênero. As palestras são abertas o público em geral a as oficinas, restritas a magistrados e equipes multidisciplinares dos tribunais.
A abertura do evento contará com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; da conselheira do Conselho Nacional de Justiça Maria Cristiana Ziouva; da magistrada Jacqueline Machado, presidente do Fonavid; da desembargadora Salete Silva Sommariva, presidente do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid); e de Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).