Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Esequias Araújo Governador Carlesse afirma que Telemedicina vai facilitar acesso de usuários ao Servir Governador Carlesse afirma que Telemedicina vai facilitar acesso de usuários ao Servir

O lançamento do Sistema de Telemedicina do Plano de Assistência em Saúde dos Servidores Públicos do Tocantins, o Servir, foi a novidade da inauguração da unidade do programa em Gurupi, pelo governador do Estado Tocantins, Mauro Carlesse, nesta sexta-feira, 9. A nova unidade faz parte da política de reestruturação e modernização do atendimento aos usuários do plano. Na oportunidade, o governador acompanhou o primeiro atendimento realizado usando a telemedicina. 

Para o governador Carlesse, a Sala de Telemedicina representa o que há de mais moderno no atendimento em saúde e explicou que essa metodologia vai permitir diminuir a distância e proporcionar maior comodidade aos usuários. Ele entende que o Tocantins está dando um passo à frente neste aspecto. "Esse plano não tinha um bom atendimento, mas agora vai oportunizar, aos 80 mil usuários, um atendimento sem sair de casa. É a tecnologia a serviço da população", destacou o governador, lembrando ainda que o Servir é fundamental para desafogar a rede pública de saúde.

O secretário de Estado da Administração, Bruno Barreto, ressaltou que a unidade do Servir vai atender Gurupi e toda a região sul do Estado para tirar dúvidas e prestar orientações junto aos técnicos do órgão na hora de utilizar a rede credenciada. O secretário lembrou que o momento que atravessamos, com o advento da pandemia do coronavírus, mostrou que a medicina alterou a sua forma de atendimento e, neste contexto, a telemedicina veio para romper paradigmas. "Por meio da telemedicina, os atendimentos médicos podem ser realizados com qualidade e segurança para todos os usuários e o Tocantins saiu na frente". O próximo passo, segundo o Secretário, será a inauguração das unidades de atendimento do Servir de Araguaína e Palmas.

Unidades credenciadas

Em Gurupi, já foram credenciados para atender os usuários três laboratórios, além do Hospital São Rafael, voltado para a área de ortopedia, e o Hospital Santa Catarina, que servirá de referência por atender diversas especialidades. A expectativa do Governo do Tocantins é de continuar o plano de expansão da rede credenciada.

A unidade em Gurupi é mais um canal de acesso dos beneficiários do Servir aos serviços públicos ofertados pelo Estado e dará suporte à rede de profissionais credenciados e aos beneficiários que procurarem atendimento presencial para a autorização de guias de procedimentos. Por meio da telemedicina, o Servir vai alcançar localidades que ainda não possuem um atendimento de saúde. Por meio desta ferramenta, a quem tiver acesso ao celular será possível realizar uma consulta. Outra forma será o atendimento convencional, de modo físico.

É pra Já 

O governador Mauro Carlesse aproveitou a oportunidade para fazer uma visita às instalações do É pra Já, onde percorreu os estandes para conferir de perto o funcionamento de cada órgão. No local, funcionam 16 órgãos públicos e privados, com uma média diária de 1.000 atendimentos, mas com o advento da pandemia do coronavírus e os protocolos do município, esses atendimentos passaram a ser realizados por agendamento. 

O local conta com órgãos como o Detran, a Adapec, o Procon e empresas privadas. O expediente é das 7 às 17 horas, e aos sábados até as 12 horas. Segundo o diretor da unidade do É Pra Já de Gurupi, Antônio Carlos Miranda Dias, a partir da adoção do protocolo do município, o órgão passou a atender cerca de 400 pessoas por dia, mas que o É pra Já constitui uma referência para a população não só de Gurupi, mas de toda a região sul do Estado. 

Hospital Geral

O governador Mauro Carlesse também vistoriou as obras do Hospital Geral de Gurupi (HGG). Na oportunidade, ele anunciou para este mês a entrega de 33 leitos clínicos para atendimento aos pacientes acometidos pela covid-19. "É um compromisso que fizemos com Gurupi que estamos honrando para atender a população que tanto precisa", pontuou.

O governador afirmou que já foram executados 80% das obras é que o HGG será um hospital moderno, preparado para atender a população de Gurupi e toda a região sul do Tocantins. "Estamos felizes com o andamento das obras e o que queremos é o mais rápido possível entregá-la à comunidade", destacou. 

Andamento

A primeira etapa do Hospital Geral de Gurupi, que já está em fase de acabamento, comporta bloco para pronto-socorro infantil e adulto, bloco do ambulatório, bloco administrativo, rampa, passarela e escada. Com a conclusão desta etapa, será realizada a licitação da etapa seguinte com a inclusão de blocos de enfermarias, centros cirúrgicos adultos e pediátricos, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e serviços de imagem. A capacidade total do hospital será de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em Gurupi e região.

Também contará com um auditório para aproximadamente 200 pessoas, elevador e captação de energia solar para aquecimento de água.

Acompanharam o Governador, o deputado federal Carlos Henrique Amorim; secretários de Estado da Comunicação, Élcio Mendes; da Infraestrutura, Juliana Passarim; do Trabalho e Desenvolvimento Social, Manoel Messias; da Educação, Adriana Aguiar; da Cidadania e Justiça, Héber Fidelis; e outros auxiliares do Governo.