Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O atendimento de referência para covid-19 continuará sendo oferecido em duas UBS

O atendimento de referência para covid-19 continuará sendo oferecido em duas UBS Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes O atendimento de referência para covid-19 continuará sendo oferecido em duas UBS O atendimento de referência para covid-19 continuará sendo oferecido em duas UBS

Araguaína teve queda de 75% na demanda por atendimento da covid-19, desde o pico da pandemia, há pouco mais de um mês, já que o número pessoas que buscam às unidades básicas de saúde (UBS) caiu de 500 para 125, por dia. Com a desaceleração, a Secretaria Municipal da Saúde finalizará nesta quarta-feira, 14, o suporte de exames no Posto de Coleta do Setor Santa Terezinha, e normalizará o atendimento em duas UBS: JK e Dr. Raimundo Gomes Marinho, no Loteamento Maracanã, nessa quinta-feira, 15. 

O atendimento de referência para covid-19 continuará sendo oferecido em outras duas UBS: Albeny Soares, no Setor Couto Magalhães, ou José de Sousa Rezende, no Setor Alto Bonito. 

O superintendente da Atenção Básica, Murilo Bastos, explica que a normalização do atendimento é necessária. “Essas unidades voltarão atender a demanda de pacientes com outras doenças, como hipertensão, diabetes e hanseníase. Além de exames preventivos de DSTs e de câncer de mama e uterino”.  

Já o Posto de Coleta recebia os pacientes encaminhados pelo atendimento Telecovid-19 e também da UPA. “Com a diminuição na demanda por testes, a UPA conseguirá realizar todos os exames, entre teste rápido e coleta de swab para RT-PCR, no local. É muito mais prático porque o paciente não precisará se deslocar novamente”, afirmou Murilo. 

Mais dados 

Araguaína registrou mais uma semana de queda nos novos casos da covid-19 e chegou a cinco consecutivas. O boletim semanal do último dia 8 apontou queda de 72% desde o pico da doença, quando havia 1.219 novos casos da covid-19 em sete dias. De lá para cá, a queda foi consecutiva semanalmente em 1.048, 671, 616, 542 e na última marcou 333 novos casos.