Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A luta é antiga, uma das mais emblemáticas do Rotary Internacional, e esse ano ganhará uma versão diferente e digital. Mas o objetivo mantém sua nobreza: arrecadar fundos, 60 mil dólares estimados para 2020, para promoção da vacinação em massa contra a Poliomielite e assim combater a paralisia infantil.

Por isso o Rotary Club de Araguaína, Rotary Club Lago Azul, Rotary Club Capim Dourado, Rotaract Club de Araguaína, Rotaract Club Lago Azul e Interact Club de Araguaína aderiram à mobilização nacional e estão convidando todos seus associados e amigos para o evento virtual chamado Tele Pólio, que será transmitido ao vivo pelo YouTube no dia 17 de outubro, às 11 horas.

Acesse pelo link:  https://www.youtube.com/channel/UCM3iiF8qLJWLyyvJJr_dKDg

Apoios de peso

O programa conta com a participação de celebridades, como a modelo Isabeli Fontana, o apresentador Renato Aragão, o ator Felipe Titto e o produtor musical e compositor Dudu Braga. No evento, os famosos se juntam a nomes do Rotary International para falar da importância das campanhas de vacinação contra a poliomielite no mundo.

A doença ainda está presente em apenas dois países, Paquistão e Afeganistão, mas enquanto ela não for totalmente eliminada, todos os países correm um risco da volta do contágio de suas crianças. A pólio pode se tornar a segunda doença humana a ser eliminada no mundo, após a varíola.

Entre os membros do Rotary que participam do evento, o nome de maior destaque no cenário internacional nesse momento é o do nigeriano Tunji Funsho, que foi nomeado como uma das 100 Pessoas Mais Influentes do Mundo pela revista norte-americana Time.

Realidade nacional

O Brasil tem apresentado queda nas taxas de vacinação contra a paralisia infantil nos últimos três anos. Em 2019, 82,6% das crianças foram imunizadas contra a doença, o menor índice desde 1997.

Neste mês de outubro, entre os dias 5 e 30, acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha visa vacinar 95% das 11,2 milhões de crianças que estão nessa faixa etária no país.

Rotary e a Pólio

Quando o Rotary e seus parceiros lançaram a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, em 1988, havia 350.000 casos de poliomielite em 125 países todo ano. Desde então, houve um grande progresso na luta contra a doença, diminuindo em 99,9% o número de casos. Hoje, o vírus selvagem da pólio continua sendo reportado em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão.

O Rotary e seus parceiros precisam manter esse progresso e continuar vacinando todas as crianças contra a poliomielite. Sem o compromisso político e o apoio financeiro, a doença pode voltar a países onde ela já foi erradicada e colocar muitas vidas em risco. O Rotary se comprometeu a arrecadar US milhões por ano para apoiar iniciativas contra a pólio. A Fundação Bill e Melinda Gates prometeu equiparar tal valor na proporção de 2:1, totalizando US0 milhões. 

Sobre o Rotary

O Rotary é uma rede global de voluntários que se dedicam a vencer grandes desafios da humanidade. Seja ajudando famílias menos privilegiadas ou lutando para erradicar a pólio no mundo, seus associados causam mudanças positivas local e internacionalmente. Para mais informações sobre a organização e seu trabalho para eliminar a pólio, acesse endpolio.org.