Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Imunização, informa que nesse sábado 17 de outubro, será o dia "D" de Mobilização Nacional. Os pais ou responsáveis devem comparecer nos Postos de Saúde munidos com a caderneta de vacinação dos menores de 5 anos para tomar a vacina de poliomielite. Já os menores de 15 anos, que não foram imunizados ou que estejam com a caderneta incompleta, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, é necessário realizar a imunização.

Segundo a gerente de imunização da SES, Diandra Rocha, os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h, e serão utilizados todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. “A meta é vacinar crianças de 12 meses a menores de cinco anos. No Estado a estimativa é de 100.113 crianças, e o objetivo é vacinar 95% desse público-alvo.”

Poliomielite (paralisia infantil)

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção. 

Multivacinação

Serão oferecidas 14 tipos de vacinas: BCG; rotavírus; poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV; além das vacinas contra febre amarela, varicela, hepatite A e meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.