Procuradores e promotores de Justiça do Ministério Público do Tocantins formarão a lista tríplice destinada a escolha do novo procurador-geral de justiça (PGJ) para biênio (2021/2022) nessa sexta-feira, 16. A eleição acontece entre por meio do sistema Athenas das 9h às 17h. Cinco candidatos estão inscritos e 107 membros aptos a votarem.
Concorrem ao pleito os promotores de Justiça Marcelo Ulisses Sampaio, Luciano Cesar Casaroti, Abel Andrade Leal Júnior e André Ramos Varanda; e a procuradora de Justiça Maria Cotinha Bezerra Pereira.
Conforme o presidente da Comissão Eleitoral, promotor de Justiça Edson Azambuja, a abertura do processo eleitoral acontecerá às 8h30, no auditório do Colégio de Procuradores de Justiça do MPTO, na presença dos integrantes da comissão eleitoral e de candidatos que queiram participar, ocasião que será definida a senha (abertura e encerramento do pleito) e demais verificações iniciais.
Resultado da eleição
A apuração dos votos será realizada logo após o encerramento da votação, marcada para as 17h, por meio da exposição do resultado em um telão.
Nomeação e posse
A listra tríplice será encaminhada pela procuradora-geral de justiça ao governador do Estado, no 1º dia útil subsequente a proclamação do resultado, que tem 15 dias para escolher um dos nomes. A posse está marcada para o dia 14 de dezembro.