Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Assinatura do contrato ocorreu na sede da instituição financeira em Brasília Assinatura do contrato ocorreu na sede da instituição financeira em Brasília

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, assinou junto ao Banco de Brasília (BRB), a cédula de contrato no valor de R$ 149 milhões que serão aplicados nas obras da nova ponte de Porto Nacional. A assinatura ocorreu na tarde desta quinta-feira, 15, na sede do banco em Brasília (DF), e contou com as presenças do presidente da instituição financeira, Paulo Henrique Bezerra Costa; do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Antônio Andrade; e dos secretários de Finanças, Sandro Armando; e de Parcerias Público-Privadas, Claudinei Quaresemin.

A ordem de serviço para as obras da nova ponte de Porto Nacional foi assinada em setembro de 2019, e desde então, estão  sendo executadas com recursos próprios do Estado. Agora, com a viabilização dos recursos junto ao BRB, a expectativa é que as obras ganhem mais impulso na sua execução. A nova ponte faz parte do programa Governo Municipalista, que prevê a complementação da infraestrutura do Estado com construções em todos os 139 municípios.

O governador Mauro Carlesse destacou que o enquadramento do Tocantins na Lei de Responsabilidade Fiscal viabilizou a contratação dos recursos junto ao BRB, e a melhoria na arrecadação proporciona condições de honrar com os compromissos firmados. “Desde que assumimos, tivemos a preocupação de organizar a casa, equilibrar as finanças para que o Estado voltasse a ter crédito junto ao governo federal, às instituições financeiras e aos investidores, e com isso, recolocar o Tocantins nos trilhos do desenvolvimento. Nós tínhamos também uma dificuldade muito grande de arrecadação, investimos em tecnologia e melhoramos a arrecadação para que o Estado possa cumprir seus compromissos, tudo isso sem prejudicar os empresários”, destacou.

O chefe do Executivo também destacou o potencial econômico do Tocantins. “O Estado do Tocantins tem várias áreas em crescimento: turismo, agronegócio, industrialização; e temos uma boa logística. E a gente tem feito o melhor para que o Estado tenha confiança e credibilidade, com o objetivo de melhorar a vida do cidadão, servir melhor à população. E, essa obra especificamente é um desejo da população e uma necessidade para o Estado”, ressaltou.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Bezerra Costa, disse que a assinatura da cédula de contrato é um momento histórico para a instituição. “Para nós é um momento histórico, a primeira operação dessa natureza que a gente firma com um ente da federação, seguindo orientação do governador Ibaneis Rocha (Distrito Federal), para que a gente levasse o BRB para outros cantos do país, crescesse, aumentasse o nosso impacto como banco público, com geração de emprego, da renda, da melhoria de vida da população, gerando desenvolvimento social, econômico e humano. É um passo importante, obrigado pela confiança, e a gente está aqui firmando, certamente, a primeira de muitas parcerias com o Estado”, destacou.

Portuense, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade agradeceu o empenho da Gestão Estadual em buscar recursos para a obra da nova ponte. “Eu quero aqui, nessa tarde que ficará marcada na história do Tocantins, e em especial da minha cidade Porto Nacional, agradecer em nome do povo tocantinense e portuense. O sonho está se tornando realidade, a gente sonhava com isso há muito tempo. Eu fico feliz em estar participando desse momento ímpar”, afirmou.