Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Durante visita na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Estado Tocantins (Sintras-TO) em Palmas, nessa quinta-feira, 22, a candidata à Prefeitura de Palmas, Cinthia Ribeiro, recebe as reivindicações que registram os anseios dos profissionais da saúde.

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, informou a candidata Cinthia que os servidores almejam mais valorização e respeito aos seus direitos.

E no intuito de aplacar um compromisso de governo com a candidata Cinthia, para caso seja eleita, o presidente do Sintras-to, Manoel Pereira de Miranda propôs a criação de uma comissão paritária para discutir a reformulação do plano de carreira dos servidores da saúde de Palmas.

E ainda que seja mantida a Mesa de Negociação Permanente do SUS, para discussão e pactuação das pautas referente a vida laboral dos servidores para que as necessidades de trabalho e profissionais da categoria sejam atendidas de forma mais precisa.

Para Cinthia Ribeiro as demandas da saúde são todas importantes, mas frisou que é importante o diálogo. “Espero que sentamos em um outro momento com mais tempo para discutirmos e avaliar as primeiras prioridades para definirmos um novo formato de atender as demandas da saúde”, disse ela.

No documento, o sindicato apontou para a Cinthia as outras e reivindicações dos servidores da saúde. São elas.

- Que seja mantido a revisão anual Data-Base;

- Manutenção da Câmara de RH;

- Que seja mantido a Mesa de Negociação Permanente do SUS, onde todas as pautas relacionadas na vida laboral dos Servidores em Saúde no Município de Palmas - Estado do Tocantins e que seja objeto de discussão e pactuação na Mesa.

- Pagamento dos passivos das progressões horizontais e verticais a partir de agosto de 2016;

- Paramento dos retroativos das Gratificações de escolaridades ou titularidades a partir de agosto de 2016;

- Isonomia salarial entre os Analistas em Saúde e os profissionais de nível superior do quadro geral;

- Não congelamento dos direitos dos servidores municipais;

- Melhorias das condições de trabalho para os servidores do município, com garantia e segurança fornecendo EPIs (equipamento de Proteção Individual EPC (Equipamento de Proteção Coletiva);

- Realização de concurso público na Secretaria de Saúde, incluindo a categoria Técnico em Radiologia;

- Que sejam reduzidos o número de serviços terceirizados por empresas na saúde;

- Que seja constituída a Comissão Paritária de Insalubridade, composta pelos profissionais representantes da Semus e dos Sindicatos das categorias para atestar perícia referente à caracterização e classificação da indenização por insalubridade, a fim de subsidiar a concessão, alteração e suspensão de grau.

Da reunião também participaram o vice-presidente do Sintras, Raimundo Morais e o diretor Secretário de Cultura Esporte e Lazer, Luiz Fernando Amaral Neife. Além dos representantes do Sindicato dos Enfermeiros (Seto) e do Sindicato dos profissionais da enfermagem do TO (Seet). E ainda o secretário Chefe da Casa Civil da prefeitura de Palmas, Edimilson Vieira.