De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, até o momento, a procura por atendimento para a realização de exames preventivos contra o câncer de mama e colo uterino tem sido baixa nas unidades básicas de saúde (UBS) de Araguaína. A meta do Município é realizar pelo menos 700 atendimentos durante a campanha Outubro Rosa, mas até esta semana, somente 132 mulheres procuraram pelo serviço.
Para a enfermeira do Programa Saúde da Mulher, Tuliana Santos, o motivo da baixa procura pode estar relacionado à pandemia. “Justamente pensando nisso, nós reformulamos a campanha deste ano, toda a parte educativa foi realizada por meio de transmissões ao vivo, diferente dos anos anteriores, além de oferecermos os exames preventivos apenas com agendamento, o que garante a segurança das pacientes”, explicou Tuliana Santos.
Este ano, a campanha de prevenção está acontecendo de forma diferente por conta da pandemia da covid-19. Para evitar a aglomeração de pacientes nas UBS, o atendimento está sendo agendado pelo telefone de cada unidade básica. Apenas as unidades de referência para covid-19, UBS Albeny Soares e UBS José de Sousa Rezende, não estão participando da campanha.
Importância da prevenção
O Exame Citopatológico, também conhecido como Papanicolau, é um dos mais importantes da rotina ginecológica e indicado para as mulheres que já tiveram ou têm vida sexual ativa. Ele detecta alterações, lesões e tumores no útero que podem evoluir para um câncer, caso não sejam tratados a tempo.
Já a mamografia é uma das maneiras mais eficazes de se diagnosticar o câncer de mama e aumenta as chances de cura.
“Cerca de 95% dos casos de câncer de mama identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença”, alerta a médica da Atenção Básica de Araguaína, Manuella Arrais.