Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Membros do 1º escalão do governo em live em homenagem ao dia do servidor público

Membros do 1º escalão do governo em live em homenagem ao dia do servidor público Foto: Divulgação/ Governo do Tocantins

Foto: Divulgação/ Governo do Tocantins Membros do 1º escalão do governo em live em homenagem ao dia do servidor público Membros do 1º escalão do governo em live em homenagem ao dia do servidor público

No dia do servidor público, comemorado nesta quarta-feira, 28, o Governo do Tocantins realizou uma live para homenagear os servidores em todo o estado. Sem a presença do governador Mauro Carlesse (DEM), membros do 1º escalão anunciaram uma série de medidas para beneficiar os servidores públicos.

Entretanto, contrariando as expectativas, com exceção do pagamento de salários antecipados, que foi feito ainda nesta quarta, a administração não anunciou pagamento de progressões congeladas, data-base e outros passivos atrasados desde 2015. Em vez disso, fez menções ao Servir Saúde – plano de saúde dos servidores públicos que substituiu o Plansaúde, e também uma campanha denominada Elogia um servidor que te inspira e o lançamento de um aplicativo do Igeprev com serviços previdenciários.

Servir

O secretário da administração, Bruno Barreto, que conduziu a live, iniciou anunciando Servir Saúde, que já havia sido apresentado pelo governo no mês de agosto em substituição ao Plansaúde.

Barreto destacou a possibilidade de marcação de consultas e atendimentos através da telemedicina; atendimento psicológico a servidores impactados pela covid-19; futura parceria com farmácias para descontos em medicamentos e um decreto que vai beneficiar servidores que migrarem de outros planos para o Servir.

O decreto deve ser publicado ainda hoje. “O governador assinou e deve ser publicado o decreto 6174, que vai possibilitar a servidores que têm outros planos a migrar para o Servir, com prazo de 30 dias, e não terá carência nenhuma”, ressaltou o secretário.

Campanha

Barreto também lançou a campanha Elogie um servidor que te inspira, cujo objetivo é incentivar servidores que se destacam em serviço.

Capacitação

Coube ao secretário da agricultura e presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, anunciar a inauguração do Centro de Capacitação e Treinamento de Extensão Agropecuária na próxima terça-feira, 2.

De acordo com Dourado, o centro será referência para capacitação dos servidores que atuam na área do agronegócio, como aqueles lotados no Ruraltins, por exemplo.

Cartilha

Além do Estatuto do Servidor Público (Lei 1818), vem aí mais uma cartilha de orientações para os servidores. De acordo com o Secretário Chefe da Controladoria Geral do Estado, Senivam Almeida, a Cartilha do Servidor Público é um “manual” do regime disciplinar no serviço público.

A cartilha vai estar disponível em formato digital no site da Controladoria-geral do Estado. “Poucos estados do Brasil têm cartilhas e manuais. O Estado do Tocantins sai na frente para tentar dialogar melhor com os servidores públicos”, ressaltou Almeida.

Aplicativo

Dentre as medidas, o Igeprev também anunciou o lançamento de um novo aplicativo com serviços previdenciários, o Meu RPPS, que oferece serviços como prova de vida, contracheque, consulta de processos e outros.

“A grande vantagem é que segurados que se aposentaram e que se mudaram do estado ou até mesmo do país, poderão fazer a comprovação de vida de onde estiverem e garantir o pagamento de seu benefício”, enfatizou o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

Para os servidores ainda em atividade, o principal serviço oferecido pelo aplicativo será a simulação de benefício, com tempo de contribuição, regra de aposentadoria e outras informações.