Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Por unanimidade o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), negou recurso eleitoral e manteve a sentença que multou Freed Lustosa e Carlos Amastha determinando a ambos remoção de fake news de suas redes sociais e multas. Os dois são aliados do candidato Tiago Andrino. A Justiça Eleitoral caracterizou mensagem publicada pelos dois no Instagram, como mentirosa, de caráter negativo, contra a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), candidata a reeleição pela coligação Palmas Só Melhora. 

A juíza eleitoral Ângela Issa Haonat, no seu voto, destaca: "entendo que não merece reparo a sentença recorrida quando reconhece que houve propaganda eleitoral negativa antecipada, vez que a imagem objeto dos autos não condiz com realidade do município de Palmas/TO, de forma que a publicação em questão trata-se de uma tentativa de influenciar negativamente o eleitor".

As publicações irregulares ocorreram nos dias 4 e 5 de setembro de 2020, tendo os representados acusado falsamente a prefeita Cinthia Ribeiro de deixar milhares de pessoas desempregadas, utilizando, para tal, imagem de Brasília publicada em rede social, fazendo crer que o fato publicado estava ocorrendo em Palmas.