Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Governador Mauro Carlesse assina convênios com instituições de ensino parceiras para uso do CTC Agro

Governador Mauro Carlesse assina convênios com instituições de ensino parceiras para uso do CTC Agro Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro Governador Mauro Carlesse assina convênios com instituições de ensino parceiras para uso do CTC Agro Governador Mauro Carlesse assina convênios com instituições de ensino parceiras para uso do CTC Agro

Com o objetivo de se tornar referência na produção de pesquisas e cursos de capacitação voltados para o campo, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, entregou nesta terça-feira, 3, o Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro), que agora integra o Complexo de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Localizado dentro do Centro Agrotecnológico de Palmas, área em que é realizada a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), o CTC Agro possui área de 1.000 m² e dispõe de biblioteca, salas de treinamento, salas administrativas, banheiros e área de convivência. A nova estrutura foi construída com recursos do Convênio Federal n° 748041/2010, entre o Governo do Estado e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para o governador Mauro Carlesse, a inauguração do CTC Agro é mais uma ação voltada para o desenvolvimento de tecnologias para o campo, gerando oportunidades em pesquisa e levando o conhecimento técnico para auxiliar produtores rurais de todo o Estado.

“A produção no campo é assim, ela está sempre se transformando e sempre se modernizando. Podemos dizer que a entrega do CTC Agro é um marco para o desenvolvimento de novas tecnologias, fazendo com o que o Tocantins dê um salto junto com parceiros importantes, como a Embrapa, a Unitins, o IFTO [Instituto Federal do Tocantins] e a UFT [Universidade Federal do Tocantins]. Aqui, nossos técnicos irão aprender mais e toda a comunidade acadêmica também poderá desfrutar de uma estrutura de ponta. Estamos apostando no futuro, com ações que irão refletir para as próximas gerações de pequenos e grandes produtores rurais”, destacou o governador.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou o papel do poder público em oportunizar qualificação para o setor produtivo. “O Tocantins aposta na qualificação como uma forma de melhorar a vida do produtor e da sua família, isso agrada muito o Governo. Nós estamos aqui para, trabalhando esse fundamento, crescer a economia familiar, preparar o setor produtivo, principalmente o menor produtor, aquele que não tem as devidas condições de pegar uma linha de crédito grande, que faz a produção para subsistência da sua família. Esse é o trabalho que nós queremos fazer como Governo e esperamos que todos estejam imbuídos nesse propósito. Que a gente possa levar essas informações para todas as regiões do Estado e ajudar na qualificação das pessoas e das comunidades”, afirmou.

Nova estrutura vai levar capacitação

A nova estrutura do CTC Agro tem capacidade para receber até 200 pessoas em atividades de treinamento teórico-prática e pode oferecer até cinco cursos simultaneamente. O centro já está equipado com estrutura mínima para o seu funcionamento, como internet, salas climatizadas, bebedouros, banheiros, Datashow e computadores.

Com o CTC Agro, o Governo do Tocantins espera capacitar os técnicos extensionistas que atuam no Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), por meio de cursos desenvolvidos por instituições parcerias em convênios firmados nesta terça-feira, 3.

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, apresentou mais detalhes dessa parceria. “Um dos convênios que assinamos hoje vai trabalhar justamente na melhoria de nosso serviço de extensão rural, desenvolvido por nossos técnicos do Ruraltins. Quem trabalha nessa área precisa estar sempre se capacitando, sempre aprendendo mais para acompanhar a evolução dos conceitos usados no campo. Trata-se de um incremento que o Governo do Tocantins está ofertando para nossa mão de obra, qualificando-a ainda mais que para que o produtor rural, que está lá na ponta, receba o melhor atendimento possível”, destacou o secretário.

Parcerias

A força motriz, para geração de conhecimento do CTC Agro, tem como base a formação de parcerias com instituições de ensino, entre elas a Unitins, que irá trabalhar para dar 100% de aproveitamento de toda a estrutura disponível no espaço.

Foi o que destacou o reitor da Unitins, Augusto Rezende. “Entregamos hoje para toda a sociedade uma ação compartilhada entre a Embrapa, a Unitins, a UFT, o IFTO e o Governo do Estado, via Ruraltins. Por meio de cursos ministrados aqui no CTC Agro, vamos usar nosso corpo docente para atuar no desenvolvimento das principais cadeias produtivas do Tocantins, promovendo a junção da pesquisa e capacitação e ajudando a melhorar o serviço que o Ruraltins desenvolve com os pequenos produtores. Além disso, é um espaço de ponta para que nossa comunidade acadêmica use e se desenvolva ainda mais”, pontuou.

O reitor destacou ainda que o convênio para criação do CTC Agro estava para ser cancelado, em função do atraso na execução da obra, que remonta o ano de 2010. “O processo estava parado, mas logo retornou em 2018, mostrando que o nosso governador Mauro Carlesse reconhece a importância e a relevância dessa obra, que agora vai atender toda a estrutura do Estado com treinamentos, ensino, pesquisa e extensão rural”, finalizou.

Convênios

Um dos convênios assinados, durante a inauguração do Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural, autorizou a realização de análise de mil amostras de solo, por meio de uma parceria entre a Unitins e o Ruraltins.

A técnica em laboratório da Unitins, Nayara Monteiro, apresentou detalhes desse trabalho que já está sendo realizado no Complexo de Ciências Agrárias da Universidade. “A partir da análise de solo, é possível identificar e trabalhar formas de melhorar a qualidade do plantio. Dessa forma, vamos observar que tipo de deficiência o material possui para que o produtor possa fazer a correção. O Ruraltins já está entregando essas amostras e, dentro de três ou quatro dias, emitimos um laudo técnico bem detalhado sobre o material analisado”, destacou a pesquisadora.

Embrapa

A Embrapa é outra parceria que irá auxiliar nos trabalhos de desenvolvimento de cadeias produtivas no Estado, com o compartilhamento e a difusão de tecnologias para produção de carne, leite e fomento para uma rede de piscicultura no Tocantins.

O chefe-geral de Pesca e Aquicultura da Embrapa, Alexandre Aires de Freitas, afirmou que o CTC Agro já é uma conquista para todo o Tocantins. “Compartilho com todos, da minha satisfação, meu orgulho, de ver este espaço pronto. Acredito que lá, nós teremos a junção do ensino, da pesquisa e da extensão, favorecendo assim a formação dos nossos multiplicadores. O CTC Agro tem estrutura para promover várias capacitações ao mesmo tempo, possibilitando um salto de desenvolvimento para o Estado. O espaço vai potencializar nossa atuação, já temos pesquisas em desenvolvimento aqui no parque tecnológico [Agrotins], que também vão fortalecer a Unitins e os seus alunos. Aqui, vamos também viabilizar a capacitação mais intensa para o produtor rural, uma demanda que precisa urgentemente ser suprida, tanto com o pequeno produtor quanto o grande”, dispôs Alexandre de Freitas.

IFTO

Outra instituição parceria do CTC Agro é o IFTO, que vai ministrar cursos para o Ruraltins, por meio de sua equipe de docentes qualificados. O convênio de cooperação técnica assinado com a instituição federal tem como objetivo implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, conforme destacou Wendel Costa, diretor-geral do campus IFTO Palmas.

“Sempre buscamos parcerias para atender demandas da nossa comunidade e, hoje, estamos reafirmando a parceria de fomentar a pesquisa e principalmente a pesquisa aplicada. Esse é o fim de todo nosso trabalho, que é capacitar. Temos dentro do IFTO um corpo docente muito capacitado, que vai usar deste espaço, trazendo conhecimento para melhorar a qualidade de vida produtor rural”, frisou Wender Costa.