Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Josi Nunes destaca a importância das mulheres no processo político para o fortalecimento da democracia

Josi Nunes destaca a importância das mulheres no processo político para o fortalecimento da democracia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Josi Nunes destaca a importância das mulheres no processo político para o fortalecimento da democracia Josi Nunes destaca a importância das mulheres no processo político para o fortalecimento da democracia

Nesta terça-feira, 3, data em que se comemora o Dia da Instituição do Voto Feminino no Brasil, a candidata a prefeita de Gurupi pela Coligação Agora é a Hora, Josi Nunes, destaca a importância da data e o papel das mulheres no processo político para o fortalecimento da democracia.

“É uma data histórica que precisa ser sempre comemorada e é um absurdo também a gente pensar que até pouco mais de 90 anos as mulheres não tinham ao menos o direito ao voto. Neste período, evoluímos bastante, mas precisamos avançar mais. Precisamos de mais representatividade, de mais mulheres envolvidas no processo político”, afirmou.

No Brasil, até 1930 as mulheres não podiam votar. Quando instituído, pelo então presidente Getúlio Vargas, o voto era cheio de restrições, já que apenas mulheres casadas e com autorização do marido, solteiras com renda própria ou viúvas poderiam votar. O direito ao voto só veio se tornar fato amplo e irrestrito às mulheres em 1934.

“Tenho em minha mãe a grande referência de como as mulheres podem transformar a política para melhor e ajudar a melhorar o dia a dia das pessoas. Agora, coloco meu nome para ser eleita a primeira mulher prefeita de Gurupi. É assim, rompendo barreiras e paradigmas que iremos avançar cada vez mais rumo a uma sociedade com mais equidade e oportunidades a todos”, afirmou Josi Nunes.