Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os candidatos a prefeito e vice, da Coligação A Transformação Continua, reforçaram a parceria com a UFT

Os candidatos a prefeito e vice, da Coligação A Transformação Continua, reforçaram a parceria com a UFT Foto: Thatiane Cunha

Foto: Thatiane Cunha Os candidatos a prefeito e vice, da Coligação A Transformação Continua, reforçaram a parceria com a UFT Os candidatos a prefeito e vice, da Coligação A Transformação Continua, reforçaram a parceria com a UFT

Os candidatos a prefeito Wagner Rodrigues (Solidariedade) e a vice-prefeito Marcus Marcelo (PL), da Coligação A Transformação Continua, reforçaram a parceria com a UFT (Universidade Federal do Tocantins) em visita ao reitor pro tempore da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), Airton Sieben. No encontro, realizado nessa terça-feira, 3, na sala da reitoria, os candidatos citaram a oferta de mestrado aos professores da Rede Municipal de Ensino e o monitoramento do Lago Azul, por meio do Laboratório das Águas de Araguaína.

“Vamos organizar para que a partir de fevereiro possamos ofertar o curso de mestrado para os professores. E ainda buscaremos parceria com a universidade para que tenhamos técnicos para dar suporte ao Laboratório das Águas no monitoramento da qualidade da água do Lago Azul”, afirmou Wagner.  

O candidato a vice Marcus Marcelo lembrou da relação de Wagner com a universidade desde a época da implantação. “Wagner viabilizou a vinda UFT e destinação dos recursos e na orientação da bancada federal lá em Brasília. É uma história que ele tem, mesmo sem estar aparecendo”, contou Marcus.

Ruraltins

Os dois candidatos ainda estiveram visitando os técnicos do Ruraltins. De acordo com o técnico em extensão rural do órgão Wandro Cruz, uma das maiores reivindicações é na produção de mel, que reúne mais de 50 melipolinicultores na região.

“Precisamos substituir o nim por outras espécies de árvores, já que a planta tem enfraquecido a produção de abelhas em Araguaína, onde tem em grande número, principalmente na zona urbana. O pólen do nim intoxica a colmeia. Precisamos substituir essas árvores por outras no plano diretor da cidade”, citou o técnico.

Wagner se comprometeu em analisar a proposta junto aos técnicos da Prefeitura. “Além disso, vamos analisar a proposta de levar a produção de mel para o pequeno produtor em parceria com o Governo do Estado, por meio do Ruraltins”, assegurou.